Os Centros de Apoio, Mediação Pedagógica e Escolar (CAMPE’S) tem como proposta trazer diversas estratégias de reforço educativo em vista a atenuar a defasagem escolar do público atendido que foi afetado pela paralisação dos estudos ou, até mesmo, do ensino remoto. No primeiro mês de atendimento, os resultados já são expressivos.
Os educandos relatam que já é possível observar uma melhora significativa de performance escolar como leitura, interpretação de textos, resolução de exercícios matemáticos e uso das ferramentas da informática como internet, aplicativos e jogos pedagógicos. A psicopedagoga do projeto Campes da Rede Calábria Inaraci Rosa (foto) comenta que o projeto tem sido satisfatório. As crianças ficam empolgadas com as atividades propostas e já fazem questão de participar dos momentos.
“Este primeiro mês é de testagem e coleta de dados. E conseguimos observar melhorias no ensino e mostras relevantes para qualificar ainda mais a caminhada educativa. Em médio prazo, já queremos acrescentar muitos novos saberes que ficaram pendentes durante a pandemia”, comentou Inaraci. Já o educando Matheus, 09 anos, estava tímido diante da entrevista, mas foi muito feliz e corajoso para expressar que já consegue escrever ler e escrever mais rápido em apenas um mês de atividades no Campes.
Os dados obtidos durante as atividades e o desempenho e feedback dos educandos sempre colaboram para a adequação do percurso formativo em tempo real para tornar o projeto Campes inovador e resiliente às necessidades reais e atuais dos atendidos.
Um dos idealizadores do projeto, o coordenador pedagógico da Rede Calábria Germano Passoello, comenta que o projeto campes busca ser um sistema inovador e resiliente, conforme nos pede São João Calábria em seus ensinamentos.
Germano explica, ainda, que o trabalho inicial foi focado em desenvolver as trilhas e os instrumentos que serão utilizados no programa. Alguns destes intrumentos são autorais e parte da tecnologia pedagógica que a rede vem desenvolvendo focada em educação automotivada, autoeducação e pedagogia do fazer.
A visão pedagógica do campes incluí com uma curadoria de elementos adequados a cada faixa etária. Foram desenvolvidas trilhas que são escolhidas por cada beneficiário, conforme interesses e necessidade. Também serão utilizados instrumentos validados pelo Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) para avaliação de construtos como memória, atenção e aprendizagem.
“Inicialmente a partir dos diagnósticos obtidos já é possível observar que 91% dos atendidos encontram-se fora da faixa de escolarização e das habilidades adequadas a seu ciclo escolar e faixa etária e que destes 68% encontram-se em grave distorção”, salientou Germano.
O psicólogo Filipe Oliveira faz parte do corpo técnico do campes e colabora com o acompanhamento de educandos que precisam de atenção para aproveitar a experiência ao máximo, além de participar da construção das trilhas metodológicas.
O educando José (foto de capa da reportagem) fez questão de contar que acertou todos os exercícios do dia. Estava radiante por ter conseguido cumprir com êxito sua trilha pedagógica do dia. Mostrou os resultados e exaltou seus novos aprendizados “Eu aprendi que é importante jogar lixo no lixo. Também cálculos matemáticos que tinha dificuldade”.
A monitora pedagógica Kettelim afirmou que os educandos saem das atividades muito feliz. “Eles perguntam quando vão voltar. Quais serão as próximas atividades”, comentou.
A coordenadora executiva do Instituto Jama Adriana Lanzarini comentou que percebe como indiscutível procurar alternativas para incentivar o aprendizado e que ficou muito feliz com a velocidade e qualidade do projeto apresentado e executado.
“Quem segue aqui não tem como não sair transformado. O instituto Jama está se redirecionando cada vez mais para projetos de impacto que possam gerar transformação na vida das crianças. Queremos abrir portas para que as crianças tenham oportunidades e uma vida cada vez melhor”. Nossa gratidão ao parceiro Instituto Jama pela confiança neste projeto. Com certeza terá um impacto muito positivo na vida das crianças que tiveram suas vulnerabilidades educacionais agravadas pelo contexto da pandemia.