Com curadoria da equipe de pastoral da Rede Calábria, hoje é dia de abordar elementos que fortalecem a dimensão espiritual e também aprofundam o conhecimento a respeito de uma das celebrações mais importantes do ano no Brasil para milhares de pessoas: O Corpus Christi.
A festa de Corpus Christi celebra a presença do corpo e sangue de Cristo. Segundo as tradições cristãs, na quinta-feira santa, dia que antecedeu a sua morte, Jesus Cristo reuniu os seus apóstolos para a Última Ceia, quando disse: “Isto é o meu corpo (segurando e partilhando o pão), e isto é o meu sangue (fazendo o mesmo com o vinho)”.
Os católicos do mundo todo agradecem então, o dom da Eucaristia, no qual creem que Deus se faz presente como alimento material e espiritual.
Esse gesto, portanto, expressa uma marca, um legado deixado por Jesus, para que seus amigos não se sentissem abandonados.
A celebração da data teve início em 1193, por iniciativa da religiosa belga Juliana de Cornellon, que disse ter visto Nossa Senhora pedindo para que ela realizasse uma grande festa com o intuito de honrar o corpo de Jesus na Eucaristia. Anos mais tarde, em 1264, o papa Urbano IV consagrou a festa (que já acontecia) para toda a Igreja pelo mundo. Através da publicação da bula Transituru do Mundo, Urbano IV decretou a celebração como oficial.
A Eucaristia nos fornece o alimento espiritual da alma. […] Oh, vamos seguidamente receber de Jesus a força para caminhar pela estrada da bondade e ter a sua alegria espiritual! – São João Calábria.
.
Na Rede Calábria os valores de fraternidade e amor ao próximo são elementos presentes em todas as atividades desenvolvidas. Com a chegada do Corpus Christi também ascende a oportunidade de realizar propostas e reflexões que chamam a atenção para a caridade e valores essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.
Portanto, ao celebrar o Corpus Christi é possível recordar não somente da celebração feita nos altares, que também é importante para cultivar a fé, mas sobretudo recordar do corpo de Cristo que sofre nos pobres e excluídos da sociedade. E recordando, cada um possa se comprometer ainda mais para oferecer dignidade e vida plena a todos que necessitam.