No início do mês de novembro, na Escola de Educação Infantil Vila Gaúcha, as turmas seguiram cheias de novidades na realização de suas atividades. A turma de Maternal I, das educadoras Jessica C. e Michele L., proporcionaram aos educandos atividades sensoriais, onde os mesmos tiverem contato com diferentes materiais e texturas.
Outra atividade foi o contato com elementos naturais, neste caso, a terra preta, onde foi utilizada como material de pintura. Após explorarem a terra com a textura úmida e seca, realizaram diferentes artes com as mãos em folhas brancas. As formas que surgiam conforme o toque despertaram ainda mais o interesse e a curiosidade dos alunos, proporcionando momentos prazerosos de descobertas.
O Maternal II, da educadora Juliane G, teve a oportunidade de realizar uma deliciosa degustação de couve-verde. Após conhecerem a História do Grão de Milho, foi realizado um momento de degustação, onde os mesmos antes de experimentar puderam conhecer a couve crua, ver sua forma natural e após a transformação dela cozida.
A turma do Jardim A, da educadora Amanda N, para dar início ao projeto que tem como temática os sentimentos, realizou um momento de descontração com os educandos através da pintura facial, onde eles foram pintados como “palhacinhos” e assim reconheceram o sentimento de alegria. De imediato, quando instigados sobre o que o palhaço fazia, todos reproduziram o sentimento da felicidade.
As crianças gostaram tanto da atividade que passearam pela escola com seus rostos caracterizados e ainda diziam que os palhacinhos vieram visitar a escola no lugar dos alunos do Jardim A, demonstrando o quanto a imaginação do grupo foi estimulada.
Na turminha do Jardim B a educadora Fabiane S desafiou os alunos a trazerem de suas casas diferentes elementos naturais. Em uma roda de conversa os educandos conversaram sobre os diferentes elementos e puderam explorar as diferentes texturas entre um e outro, reconhecendo diferentes maneiras de ver explorar elementos naturais que fazem parte de nosso dia a dia, e após puderam realizar uma construção livre dos elementos com colagem, onde foram estimulados sua criatividade e imaginação.