Na última semana acompanhamos de perto a primeira apresentação de projetos dos alunos do curso de Profissionalização em Ciência de Dados. Os educandos deram um show de criatividade e domínio das ferramentas em apenas 2 meses de curso.
A criatividade e as soluções tecnológicas para desenvolver e implementar os seus projetos foram os destaques da mostra de trabalhos. Para esta primeira atividade, eles desenvolveram diferentes aplicações usando a linguagem de programação Python, que é uma das mais utilizadas na área.
Na esquerda, os educandos Jonas, Isaac e Wellington pensaram um game divertido e cheio de personalidade e na direita o jovem Luiz apresentou um jogo baseado em Inteligência Artificial
Além de trabalhar os conceitos de lógica de programação e da linguagem específica, é notável o desenvolvimento deles em áreas como planejamento de software e metodologias ágeis, que foram contempladas desde a etapa da concepção até a apresentação dos trabalhos.
O educador da turma, Pablo, explica que a ciência de dados é uma área em constante crescimento na sociedade, ganhando atenção de todos os setores produtivos. A capacidade de coletar, tratar e analisar grandes conjuntos de dados é cada vez mais visada no mercado de trabalho. Este campo profissional abrange conhecimentos de diferentes áreas como programação, estatística e conhecimento de negócios.
Todos os grupos surpreenderam por demonstrar grande domínio da linguagem de programação em apenas 2 meses de curso
Todo os trabalhos ficaram excelentes e já há alguns destaques que contarão com apoio até mesmo de outros cursos profissionalizantes para o desenvolvimento e lançamento no futuro. O projeto “Visual Novel” está em tratativas com o educador de Design de Games para eventualmente se tornar um projeto dos dois cursos profissionalizantes. Trata-se de um game no estilo visual novel, inspirado em RPG’s retro dos anos 80 e 90, seguindo a linha de pixel art.
Já o projeto TTDL, dos alunos Kaio, João e Luiz, originou um site que serve como um compilado de bibliotecas do código Phyton, que são usadas em ciência de dados. Além de garantir um trabalho incrível, também é um protótipo que ajudará outros alunos e pessoas no futuro. João e Luiz, inclusive, foram alunos do Desenvolvimento Web no último ano. Gostaram tanto da área de tecnologia que resolveram seguir seus estudos neste campo.
Estes educandos desenvolveram o projeto de site Tri Tech Data Lab – TTDL e foram destaques da turma.
“A gente usou muitos conhecimentos vistos ano passado. Foi uma oportunidade para integrar soluções e ferramentas, testando nossos conhecimentos”. Eles afirmaram, ainda, que a intenção é qualificar ainda mais a iniciativa do site TTDL para o lançamento ainda em 2023.
Segundo a Revista Exame, um relatório do Fórum Econômico Mundial aponta que a análise e ciência de dados serão os empregos com maior aumento de demanda até 2025. Junto com outras carreiras, como especialistas em inteligência artificial e em Big Data, o Fórum prevê a criação de 97 milhões de novos empregos no mundo.
Parabéns aos educandos e educador pelo excelentes trabalhos. Com certeza estes jovens têm um futuro brilhante pela frente. Que a Divina Providência siga iluminando os seus caminhos. Confira o álbum de fotos com registros deste dia especial. https://photos.app.goo.gl/DeBHZxG7ThZVmK8p6