As turmas do Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos, nas atividades de verão, aproveitaram para desenvolver o “Jogo do Milhão”.
Mas como isso funcionou? Bom, para começar, foi necessária a confecção das cartas que seriam utilizadas no jogo, e cada educando ficou responsável por 15 cartas para medir e cortar. No desenvolvimento, em cada cartinha foram colocadas duas linhas com lápis, delimitando 3 espaços para colocar palavras de acordo com a dinâmica do jogo. A seguir a parte mais demorada e que demanda muita pesquisa e empenho da turma: as escolhas das palavras para compor o jogo. Cada educando ficou com um dicionário na mão, e em cada rodada eles ficavam com uma letra, exemplo: na primeira rodada João ficava com a letra A, Matheus com a B e Carlos com a C, na segunda rodada o João ficava com a letra D, e assim sucessivamente. Cada um dos jogadores precisava pesquisar 6 palavras que iniciavam com essa letra para escrever aleatoriamente nos espaços das cartas, palavras que não fossem difíceis de saber o significado, mas não muito fáceis para incentivar o desafio do jogo. Assim que a pesquisa terminava, começava o jogo! Em duplas ou no grande grupo, as cartas de todos os jogadores eram baralhadas, um jogador pega uma carta e precisa dar até 3 dicas, que não podem ser palavras compostas ou frases, para que outros jogadores ou sua dupla acerte a palavra que foi escrita na carta.
Um exemplo de jogada que aconteceu em sala: na carta estava a palavra “helicóptero”, o jogador 1 dá como dica a palavra voa; o jogador 2 tenta descobrir com essa única dica, e chuta a alternativa “pássaro”, errando a palavra e devolvendo a vez para o jogador 1 que entrega outra dica: “transporte”, o jogador 2 chuta “avião”, errando novamente e forçando o jogador 1 a entregar a última dica que foi “menor”, ai então o jogador 2 juntou as 3 dicas: voa + transporte + menor e em sua última jogada falou “helicóptero”, conseguindo pontuar na última chance.
O “Jogo do Milhão” é divertido, um pouco complexo, mas extremamente prático de realizar e confeccionar, divertindo os educandos participantes e incentivando a criatividade, o que ajuda os educandos a aprimorarem o vocabulário através da brincadeira.