As turmas do curso profissionalizante de Programação Web viveram um momento inesquecível em suas vidas. Ao todo, 22 jovens concluíram essa importante etapa, celebrada com abraços e muita emoção na presença de amigos e familiares durante a cerimônia de formatura realizada nesta quarta-feira (11), no Salão de Atos do Centro de Educação Profissional São João Calábria (CEPSJC), em Porto Alegre (RS).
Mais do que o encerramento de um ciclo, a conquista marca o início de uma nova caminhada no mundo do trabalho da tecnologia, um setor que segue em constante expansão no Brasil e globalmente, abrindo portas para inúmeras oportunidades de carreira e para um futuro promissor.Além de introduzi-los ao universo da tecnologia por meio do conhecimento técnico em programação, linguagens e ambientes digitais, o curso contribuiu para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e da autonomia dos formandos.
De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), somente em 2024, o setor de Tecnologia da Informação no país cresceu 3,9%, acima da média global, alcançando cerca de US$ 58,6 bilhões em investimentos e consolidando o Brasil como o maior mercado de TI da América Latina e o 10º do mundo.
Apesar do crescimento, o grande desafio está na busca das empresas por profissionais qualificados, onde segundo estudos compilados pelo portal TechTarget, 90% das organizações apresentarão dificuldades em contratar talentos nesta área.
Em uma época em que tudo evolui com rapidez, a Rede Calábria permanece fiel ao chamado de São João Calábria de ser uma Obra para os “tempos atuais”, sensível às necessidades concretas para a promoção da vida.
“Iniciativas como essa ampliam o acesso à educação profissional e mostram como a qualificação pode mudar perspectivas, criar oportunidades reais e impactar positivamente o futuro de quem participa”. afirma Rita de Cássia, educadora do curso.




Mas não é apenas isso. A formação também os prepara de forma singular para o mundo do trabalho, indo além do domínio técnico ao fortalecer valores essenciais. Os princípios calabrianos são incorporados ao longo de todo o processo de aprendizagem, para que possam crescer não apenas como profissionais, mas como pessoas conscientes e protagonistas de suas histórias, compartilhando ideais de fraternidade e solidariedade. Essas qualidades fundamentais são cultivadas para que, como cidadãos, também se tornem faróis na noite escura do mundo, estendendo a mão a quem necessita e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e plural.
Estiveram presentes, compondo a Mesa de Honra, Pe. Gustavo Bonassi, diretor-geral da Rede Calábria; Dilane Stradiotti, coordenadora de cursos; Natacha Dornelles, assistente administrativa do setor de aprendizagem; Adriana Stradiotti, educadora; Rita de Cássia, educadora de Programação Web; e Jari Marcos, representando o deputado estadual Kaká D’Ávila, apoiador dos cursos de qualificação ofertados pela Rede.

Após a abertura do evento e a entrada dos formandos, já acomodados em seus lugares, um momento especial marcou a cerimônia. Uma calorosa salva de palmas foi dedicada ao educando Vitor Santos da Rocha, que, curiosamente, celebrava seu aniversário no mesmo dia em que comemorava mais uma de tantas conquistas que ainda o aguardam.
Para a coordenadora Dilane Stradiotti, a formatura é a prova de que o jovem conseguiu manter foco, disciplina e persistência em uma área que exige grande dedicação, desenvolvendo tudo aquilo que a profissão demanda.
“[A formatura] Representa uma virada de chave, onde o jovem já tem a base técnica e o preparo para ingressar no mercado de trabalho”, explica ela.
A condução da entrega do Troféu Jovem Calabriano ficou a cargo de Ivan Tomczak, da Equipe de Formação, em reconhecimento ao esforço e à dedicação dos educandos das duas turmas que se destacaram ao longo de sua trajetória. Eduarda Vais Brum e Hevelly Moura de Oliveira foram as homenageadas da noite.


Em seguida, os representantes das turmas dedicaram uma mensagem emocionada, recordando os momentos compartilhados, os laços de amizade construídos, o aprendizado adquirido e o cuidado de todos que os acompanharam durante o percurso educacional.
Ao final, após a entrega dos certificados, Pe. Gustavo Bonassi conduziu uma mensagem especial aos jovens, incentivando-os a seguir em busca de conhecimento e de novas oportunidades. Ao reafirmar o compromisso com a juventude, destacou que a instituição estará sempre de portas abertas para eles. Com a bênção, dirigiu palavras finais de acolhimento e esperança aos formandos e às suas famílias, que retornaram para seus lares prontos para desbravar um amanhã cheio de possibilidades, com coragem e confiança na Divina Providência, nos caminhos que escolherem traçar.





