Ontem, 16, coordenadores das atividades da Rede Calábria reuniram-se no Retiro Vila Betânia, em Porto Alegre, para uma reunião de integração e formação sobre carisma calabriano e sustentabilidade institucional. O clima de natureza e fraternidade enriqueceram o encontro, que contou com três palestras durante o dia. Pela manhã, os colaboradores foram brindados com uma formação muito importante e envolvente sobre assuntos relacionados ao XII Capítulo Geral da Obra.
O palestrante foi o Ir. Pobre Servo Sílvio da Silva, que é responsável pela formação geral de toda a Delegação, trouxe valiosas lições e definições do Capítulo Geral que vão impactar diretamente o jeito de ser e viver da instituição pelos próximos seis anos. No final desta matéria confira o link para saber mais sobre o Capítulo Geral. Ir. Silvio, com apoio da equipe de pastoral da Rede Calábria e direção-operacional, conduziu um momento de reflexão e trabalho em grupos para fixar os conhecimentos e aprofundar os assuntos vistos na primeira parte da manhã.
À tarde o enfoque foi ESG com uma palestra autoral e rica em informações elaborada pela Sra. Simone Nogueira, que é especialista no assunto. A sigla ‘ESG’ vem do inglês Environmental, Social and Corporate Governance e representa três fatores: ambientais, sociais e de governança, que as empresas devem considerar em suas práticas e decisões de negócios. As empresas que adotam práticas ESG buscam ter um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente, enquanto gerenciam riscos e protegem seus Stakeholders. Este termo em inglês expressa indivíduos ou grupos que têm interesse ou são afetados pelas ações de uma empresa, incluindo funcionários, clientes, fornecedores, acionistas, comunidade e meio ambiente.
A Rede Calábria é muito preocupada em impactar positivamente a vida das pessoas e também nossa Casa Comum, que é a Terra. Respeito à natureza e incentivo a ações de regenerativas são constantemente abordadas nas atividades de todos os projetos. A prática de EGS vai além da visão de responsabilidade ambiental tradicional, pois é um pensamento interdisciplinar que une diversos setores das empresas para pensar soluções que envolvem olhar para todos os Stakeholders.
Profissionais da área de desenvolvimento institucional apresentaram os avanços obtidos na elaboração do novo relatório de atividades de 2022. O colaborador Vagner (Foto E) e Douglas (foto D) mostraram os principais pontos do novo relatório, destacando avanços significativos na experiência do usuário e design para a apresentação dos indicadores de impacto.
Já no final do dia, a diretora-operacional, Marines Zanela, e o diretor-geral, Padre Gustavo Bonassi, agradeceram a presença de todos e reforçaram importantes questões sobre a cultura organizacional e temas relacionados à gestão. Gratidão a todos pela participação neste dia. Saudação especial aos palestrantes Ir. Sílvio e Sra. Simone, que dedicaram seu tempo para prestigiar a todos com conhecimento essencial para acrescentar ainda mais qualidade aos serviços oferecidos à sociedade.
Começar: o documento final do XII Capítulo Geral da Obra: https://www.pobresservos.org.br/noticia/-comecar-o-documento-final-dos-xii-capitulos-gerais-2022-06-29-15-59-48/