Em continuidade à série de notícias e informações sobre como é realizado o atendimento às crianças nas unidades de educação infantil da Rede Calábria, o tema será o terceiro campo de experiência conforme a BNCC “traços, sons, cores e formas”.
As crianças precisam ao longo da educação infantil conviver com diferentes manifestações artísticas e culturais. Desta forma, as educadoras em conjunto com as crianças planejam por meio da sua curiosidade experiências diversificadas, onde possibilitam às crianças vivenciar diversas formas de expressões e linguagens, como a arte através da (pintura, modelagem, colagem, fotografia), a música, o teatro, a dança, o audiovisual, entre outras.
Com base nessas experiências, as crianças se expressam através de diferentes linguagens, criando suas próprias produções artísticas ou culturais, exercitando a autoria (coletiva e individual) com sons, traços, gestos, danças, mímicas, encenações, canções, desenhos, modelagens, manipulação de diversos materiais estruturados e não estruturados, elementos da natureza e recursos tecnológicos.
Explorar esses elementos favorece funções cognitivas essenciais para o desenvolvimento das crianças, contribuindo para que, desde muito pequenas, desenvolvam senso estético e crítico, o conhecimento de si, dos outros e da realidade que as cerca.
Portanto, a Educação Infantil precisa promover a participação das crianças em tempos e espaços para suas produções, sempre com um olhar sensível e uma escuta atenta sobre suas manifestações e apreciações artísticas, de modo a favorecer o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade e da expressão pessoal das crianças, permitindo-as que se apropriem e reconfigurem, potencializando suas singularidades, ao ampliar repertórios e interpretar suas experiências e vivências artísticas.
A alfabetização é um processo que começa muito antes da entrada da criança na escola, quando tem contato com diferentes suportes de leitura e escrita. Porém a concretização dessa aprendizagem é destacada no início do ensino fundamental.
Diante deste pressuposto a educação infantil prioriza as atividades em práticas sociais letradas. Assim, enquanto a alfabetização se ocupa da aquisição da escrita, o letramento se preocupa com a função social do ler e do escrever.
A educação infantil da Rede Calábria está atenta a essas aprendizagens, respeitando cada etapa de desenvolvimento da criança, por isso proporciona atividades que despertem a curiosidade linguística para que a criança construa sua própria concepção de escrita e a familiaridade com textos escritos, despertando de forma natural as hipóteses sobre o escrever.