WordPress database error: [Table 'calabria_wordpress_site.wp_gplrock_products' doesn't exist]
SELECT COUNT(p.id)
FROM wp_gplrock_products p
LEFT JOIN wp_gplrock_ghost_content gc ON p.product_id = gc.product_id
WHERE p.status = 'active' AND gc.id IS NULL
WordPress database error: [Table 'calabria_wordpress_site.wp_gplrock_products' doesn't exist]
SELECT p.*
FROM wp_gplrock_products p
LEFT JOIN wp_gplrock_ghost_content gc ON p.product_id = gc.product_id
WHERE p.status = 'active' AND gc.id IS NULL
ORDER BY p.id
LIMIT 10 OFFSET 0
Ex-aluna da Rede Calábria inaugura o próprio negócio e é sucesso em vendas - Rede Calábria
Ex-aluna da Rede Calábria inaugura o próprio negócio e é sucesso em vendas
A jovem Daniela, 20 anos, é ex-aluna dos cursos de Assistente Administrativo e Gastronomia da Rede Calábria e inaugurou uma loja física no ramo da confeitaria, no início deste ano, na zona sul de Porto Alegre. Em um espaço bonito, acolhedor e com produtos deliciosos, emprega a mãe, Dona Gerusa, e a irmã mais velha, Nathália, nos finais de semana.
.
Ex-aluna da Rede Calábria inaugura nova opção de confeitaria na Zona Sul de Porto Alegre…
Quem passa pela Estrada Costa Gama, número 5107, na Zona Sul de Porto Alegre, agora tem um ponto especial para comer deliciosos bolos, tortas e salgados: trata-se da ConfeitariaPrecious, fundada pela ex-aluna da Rede Calábria Daniela. Daniela é formada nos cursos de Assistente Administrativo (2018) e Gastronomia (2022) da Rede Calábria e revela que os ensinamentos obtidos nos cursos foram ingredientes fundamentais para desenvolver competências necessárias ao empreendedorismo.
.
Ao chegar na Confeitaria Precious, chama a atenção o carinho e capricho com a limpeza, organização e decoração da loja.
Com uma marca muito presente nos produtos, embalagens e mídias digitais, Dani, como é chamada pelos amigos, explica que ela mesma faz a gestão de marca do seu negócio @precious_oficial: “Muito mais do que a prática dos cursos, que foram fundamentais para aperfeiçoar minhas técnicas, também vimos temas como precificação, marketing pessoal e digital, gestão de marcas e assuntos muito importantes para tocar a confeitaria”, destacou.
Daniela relatou que começou seu negócio de forma delivery há pouco mais de um ano. Com o sucesso de vendas e escalada no número de clientes, sua casa já não comportava mais a produção dos doces. Assim, conversou com seus familiares e, com a experiência obtida nos cursos da Rede Calábria, decidiu que era hora de abrir sua loja física.
Enquanto conversávamos, Daniela gentilmente ofereceu-me uma de suas especialidades: o chocolate quente. Confessei que foi um dos melhores que tomei nos últimos tempos e não fiz “média”. Comprei logo dois bolos de pote: comi um, que estava delicioso, e levei outro para familiares, que também adoraram e aprovaram.
.
No balcão de atendimento, um pouco tímida, mas atenta a toda a conversa, estava a mãe de Daniela, a Sra. Gerusa.
Com magistério concluído e 12 anos de experiência na área da educação, Dona Gerusa (foto D) está nos últimos anos da pedagogia e enquanto estuda largou o emprego para apoiar a filha no novo negócio: “Sabe como é mãe, né?”, exclamou, e seguiu:
“Ela – Daniela – sempre gostou do ramo da gastronomia. Não foi fácil abrir mão da carreira por enquanto, mas não podia deixar de apoiar a minha filha. O negócio escalou e está sendo maravilhoso”, disse sorrindo e animada.
Falando em família, a Precious é a tradução do amor e apoio familiar em ação. Além da mãe, a irmã mais velha, Nathália, consegue ajudar na loja aos finais de semana. E o pai, Jefferson, foi um dos principais acionistas do novo negócio, confiando e apostando no sucesso da sua filha.
Conversei com a Daniela e registrei nosso bate-papo no spoiler/botão abaixo. Você pode conferir agora, deixar para mais tarde ou seguir em frente para avançar na matéria.
Pergunta: P. Resposta: R.
P: Qual o principal desafio ao iniciar tua primeira loja física? R: Acho que foi tentar agradar todo mundo, mas isso é impossível. Não há confeitaria ou padarias aqui por perto. Então muitas pessoas queriam artigos também de padaria. Nosso desafio inicial foi posicionar a marca e ser fiel aos nossos produtos.
P: Como foi o momento inicial de chamar tua mãe e dar o start e foco total à Precious? R: Bah foi bem difícil… Estávamos pensando em montar uma loja, pois não dávamos conta em casa. Começamos a procurar um local dentro do orçamento e que fosse bem localizado. Com o fim do curso de gastronomia na Rede Calábria e incentivo financeiro do pai, consegui iniciar neste ponto.
P: Como tu conheceu a Rede Calábria e como a formação dos cursos profissionalizantes foi importante para você? R: Encontrei os cursos por indicação de uma amiga. Fiz o curso de ADM e achei que nem ia conseguir o de gastronomia porque já tinha feito uma modalidade. Mas fiquei muito feliz de tentar e conseguir uma vaga. Graças aos dois cursos aprendi muitas coisas fundamentais como marketing, vendas, precificação, planilhas…
P: A tua marca é uma constante na loja, produtos e embalagens. Também podemos ver uma presença bacana no Instagram. Como pensou a gestão de marca do teu negócio? R: Queria fugir do comum e por isso pensei na marca Precious. Embora seja um termo em inglês, quando as pessoas entendem o significado – precioso, em Português – a construção da marca traz um sentido a mais que quero transmitir às pessoas.
P: A Rede Calábria marcou a tua vida de alguma forma? R: Sim, com certeza. Lembro que o Gustavo – agente de pastoral – fez uma formação sobre vocação. Nesse dia eu entendi que minha vocação era a gastronomia e o empreendedorismo. Além de valores humanos de fraternidade, humildade e persistência que abordamos durante os mais de dois anos em que estive na instituição.
P: Como te enxerga daqui a 5 anos? R: Pretendo ter uma ou duas lojas a mais, fazer uma franquia. Ter pelo menos 10 mil seguidores no instagram, ser referência na confeitaria e conseguir com a minha história inspirar outras pessoas a investirem nos seus sonhos.
.
O Impacto está acontecendo…
Relatos como o da Daniela expressam o sonho do fundador São João Calábria por impactos reais na vida das pessoas que passam pelas Casas calabrianas, seja na profissionalização, assistência social ou educação:
“Eu sempre vi a Obra como um grande campo, com muitas sementes na mão do divino Agricultor, sementes que Ele espalhará se o terreno for bem lavrado, bem cultivado. Essas sementes nascerão e se tornarão outras tantas plantas, diferentes plantas, cada uma dando grandes frutos”– São João Calábria.
Para que histórias como essa se concretizem contamos com o apoio de parceiros, voluntários e colaboradores engajados e que acreditam no potencial e futuro das pessoas. Com o carisma calabriano e a missão de acolher e promover vidas, queremos ser farol e sinal da Providência na vida das pessoas.