Com seguimento às matérias especiais das causas da Rede Calábria, hoje o tema são as práticas e métodos utilizados pela equipe e idosos do Centro Dia do Idoso para superar o distanciamento social e seguir com práticas e atividades valiosas para a garantia da qualidade de vida e saúde mental e física durante o último ano.
O Centro Dia do Idoso é um serviço que oferta acompanhamento às pessoas idosas com grau I de dependência, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos. Promove a inclusão social, a autonomia e a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas, que frequentam o serviço.
Especialmente durante a pandemia, os idosos atendidos tiveram que se desafiar em dobro pelas atividades realizadas e também pelo processo de aprendizagem de inclusão digital. Muitos aprenderam do zero a mexer em computadores, celulares, acessar a internet e até mesmo a participar de atividades online em aplicativos para encontros remotos.
Apensar dos incrementos tecnológicos, a equipe sempre teve olhar fraterno e atento às necessidades dos atendidos. Ações de visitas domiciliares, atendimentos presenciais pontuais e reforço alimentar a partir da entrega de kits fez parte da rotina do CDI e traduz o carinho e dedicação destes profissionais com todos que fazem parte do serviço.
Minha historia mudou! Mudou para melhor! “Encontrava-me deveras deprimida, sem ânimo, chorosa, fragilizada, em completa desvalia, até conhecer e frequentar o CDI – Centro Dia do Idoso! Tenho, literalmente, o CDI, como minha família, aqui em Porto Alegre! Como idosa sozinha que sou, eles me atendem, com folga e largamente satisfatória substituição do meu (vazio) núcleo familiar!
O CDI contribui para a melhora em nosso estado de saúde geral, desafogando, mesmo que, modestamente, o Sistema de Saúde Pública. Somos cuidados, com detalhes, nas particularidades de cada idoso participante.
Agradeço ao CDI, por tudo que nos proporciona para nosso bem-estar/viver! Obrigada por trazer-me de volta à Vida, mais completa e a retomar minha história de vida ativa e fortalecimento pessoal! – Susana Maria Pereira, atendida no CDI desde 2015.
Cuidar dos idosos é um ato fraterno de amor e respeito com o ser humano. Projetos que olham pela vida e valorizam a história e experiência das pessoas fazem parte da causa estratégica de acolher e promover vidas, que está em sintonia com os valores calabrianos e relembra os primórdios da Obra a partir da acolhida, cuidado e olhar carinhoso para quem mais precisa. Que a Divina Providência siga abençoando com prosperidade esta causa tão especial que é o atendimento aos idosos.