Seguimos nossa série especial sobre os idosos na Rede Calábria. Hoje é dia de conhecer uma atividade superespecial, que anima e traz alegria para dezenas de idosos na Rede Calábria. O Centro Dia do Idoso (CDI) foi inaugurado em 25 de Novembro de 2013. É um serviço executado pela Fundação de Assistência Social e Cidadania – FASC em parceria com o Centro de Educação Profissional São João Calábria.
Localizado na ZS de POA, no bairro Camaquã, A atividade oferta atendimento especializado de média complexidade com equipe multidisciplinar para Idosos moradores da região Zona Sul – Hípica/ Sul/ Centro Sul de Porto Alegre. O CDI está referenciado ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS Sul centro Sul.
O Centro Dia do Idoso desempenha uma função educativa importante, na medida em que possibilita ações de apoio, informação e encaminhamento, contribuindo na garantia da inclusão da pessoa idosa na rede de serviços públicos e no convívio familiar e comunitário. Os idosos participam de atividades sociais, culturais, nutricionais e de lazer, produzidas a partir dos interesses efetivos dos atendidos, respeitando suas especificidades e potencialidades.
Tudo isto é garantido graças ao apoio e trabalho qualificado de diversos profissionais como psicóloga, nutricionista, coordenação, educadores sociais e outros colaboradores dedicados e empenhados em sua atividades.
O serviço acompanha pessoas idosas com grau de dependência I, com limitações agravadas por violações de direitos e destina-se às famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social. Buscamos promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos idosos e de seus familiares.
“Nos últimos meses, mergulhados em um processo de Pandemia, que vem vitimando milhares de vidas no mundo inteiro, nós trabalhadores da Assistência Social, especificamente desempenhando nossas atividades no Centro Dia do Idoso – Zona Sul, mantivemos nossa coragem, paciência, tolerância, esperança, muito amor e respeito, superando até aqui, as adversidades, acompanhando com êxito nosso público alvo, idosos e seus familiares. Agradeço à minha equipe, que incansavelmente, está disponível, aceitando com profissionalismo o desafio diário, de exercer suas funções. Desejo saúde e vacina para todos” – Assistente Social/FASC – Coordenadora do Centro Dia do Idoso, Maria Regina Philomena Melo.
Cuidar dos idosos é um ato fraterno de amor e respeito com o ser humano. Projetos que olham pela vida e valorizam a história e experiência das pessoas fazem parte da causa estratégica de acolher e promover vidas, que está em sintonia com os valores calabrianos e relembra os primórdios da Obra a partir da acolhida, cuidado e olhar carinhoso para quem mais precisa. Que a Divina Providência siga abençoando com prosperidade esta causa tão especial que é o atendimento aos idosos.