Na manhã de terça-feira, 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Rede Calábria, por meio do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte – PPCAAM/RS, realizou encontro formativo com os conselheiros tutelares de Porto Alegre.
De acordo com o Atlas da Violência de 2024, 49,2% das vítimas de homicídios são jovens entre 15 e 29 anos. Já o Panorama de violência letal e sexual contra crianças e adolescentes no Brasil entre 2021 e 2023 aponta que 13.829 (91,6%) vítimas de morte intencional violenta possuem entre 15 e 19 anos. 90% das crianças e adolescentes de 0 a 19 anos vitimadas são meninos e 82,9% são negros. Diante dessa realidade, a atividade visou fortalecer as estratégias de proteção a esse público tão vulnerável junto aos representantes das 10 microrregiões do conselho tutelar da capital. Na ocasião, foi apresentado o funcionamento do PPCAAM e o fluxo de encaminhamento de casos em situação de ameaça de morte envolvendo crianças, adolescentes, jovens e seus familiares a fim de melhor acolher e promover vidas.
O PPCAAM/RS é executado pela Rede Calábria em parceria com a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Para saber mais acesse https://www.youtube.com/watch?v=ZqVhvf2yq_Q&t=3s ou entre em contato pelo e-mail ppcaamrs@calabria.com.br.