Equipes de profissionais do Calábria do CRAS e CREAS participaram de um rico momento de formação com o Prof. Dr. Marcos Rolim, que tem sua trajetória profissional marcada e reconhecida pela militância em Direitos Humanos.
O tema abordado fez referência a pesquisa realizada pelo professor Rolim para sua tese de doutorado, que resultou no livro “A Formação de Jovens Violentos: estudo sobre a etiologia da violência extrema”.
Ao abordar fatores relacionados a conduta violenta dos jovens internos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (FASE) e, até mesmo, alguns do Presidio Central, foi possível olhar mais atentamente quanto a importância e o papel da escola/educação/formação das crianças e adolescentes.
Segundo a supervisora de projetos Regina Campos, o olhar do “outro” inserido em seu contexto sócio familiar e cultural, resgatando sua história, nos possibilita ampliar o foco de entendimento e, consequentemente, de atuação. “Este deve ser um exercício constante para os profissionais que se dedicam a trabalhar na garantia de direitos”, comenta.
O Calábria agradece a disponibilidade do professor Rolim. A palestra contribui para uma qualificação ainda maior das atividades.