O Encontro de Gestores Calabrianos precisou ser adaptado e aconteceu nos dias 19 e 20 de maio de forma remota, devido a atual situação de Pandemia da COVID-19. Em sua 17ª Edição, o tema foi “Missão e Inovação: O pós-pandemia e as novas práticas na Organização Calabriana”.
No 1º dia tivemos a participação especial do Ecônomo Geral da Congregação Pobres Servos, Irmão Gedovar Nazzari (Itália), falando dos desafios da gestão no enfrentamento de crises. Somos chamados a administrar com esperança, fazendo uso das tecnologias a nosso dispor com base na gestão calabriana. Lembrou das palavras de São João Calábria: “estamos atravessando uma hora trágica, mas ela é também a hora de Deus”. Atravessamos um momento difícil, mas também de oportunidades, concluiu.
Padre Adelmo, Ecônomo de Delegação (Brasil) apresentou um panorama das atividades em nível de Delegação. Falou ainda das dificuldades durante a Pandemia, principalmente na área sanitária. Também trouxe palavras animadoras, já que o trabalho continuou acontecendo, não deixando desamparado os que mais precisam.
Padre Gilberto Bertolini abordou o tema “A Inteligência Artificial e os desafios do futuro”. Segundo o Delegado, Padre Calábria alertava que devemos estar atentos aos “novos desígnios” dos tempos atuais. Hoje estamos vivendo num mundo de transformações digitais, da automação e da Inteligência Artificial.
No 2º dia, o Evento contou com a assessoria da Prof. Crismari Delfino, Diretora da Possibilità Desenvolvimento do Ser Humano, na palestra “Gestão e Inovação nos tempos de incertezas”. Crismari falou sobre a transformação digital, competências, processos, a cultura do aprendizado. Afinal, o momento pede um novo perfil de líder para dar conta de todas essas mudanças que estão acontecendo no mundo do trabalho.
O Prof. Doutor Luciano Marques de Jesus, famoso por suas aulas a respeito da vida e obra de Viktor Frankl, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), falou sobre o “cuidado da vida”, em uma perspectiva filosófica e humanista. Impossível não se emocionar com a capacidade do Ser humano de enfrentar coisas terríveis e ainda assim encontrar um sentido na vida.
Além do caráter formativo, o encontro proporcionou momentos de espiritualidade/animação e fraternidade, com a colaboração da Equipe de Pastoral da Rede Calábria e Postulantes Pobres Servos. Foi a primeira vez que a Delegação realizou um evento online de tal proporção, incluindo expectadores da América Latina, Itália, Angola; sejam religiosos, leigos, irmãs Pobres Servas, e claro, com participação de todas as lideranças das atividades do país. Padre Adelmo finalizou o Encontro agradecendo a todos os participantes, palestrantes e colaboradores que contribuíram para que o evento acontecesse.
Com informações do site www.pobresservos.org.br