O grupo do jardim B da escola Dom Dadeus Grings – Rede Calábria está desenvolvendo o projeto “O que a lagartixa come?”, o tema surgiu depois de um debate entre duas crianças, que foram até a educadora para tirar a dúvida. Foi nesse momento, quando a educadora disse não saber, que então uma criança disse: “-Vamos pesquisar no Google!”.
A internet pode ser usada para localizar uma imagem, procurar o significado de uma palavra ou conhecer mais sobre algum determinado tema. Essas são só algumas possibilidades que se tem ao introduzir essa nova ferramenta de acordo com a idade. Quando esta visão é transferida para a tecnologia na educação infantil, o resultado é um engajamento muito maior por parte das crianças.
Utilizando o notebook com o auxílio da educadora Márcia, as crianças pesquisaram sobre as lagartixas, suas características, alimentação, habitat e diferentes espécies existentes. Antes da pesquisa relataram seus conhecimentos sobre como imaginavam que era o pequeno animal:
L – Parece um jacaré pequeno!
L – Não, ela é muito pequena!
E – Tem os olhos grandes e pretos!
S – Ela mora na rua e só entra com suas patas quando está com frio!
C – Quando fui pegar uma ela escorregou da minha mão e foi para o céu!
Depois de muitas trocas, as crianças iniciaram a pesquisa e assim puderam compreender sobre seu habitat, diferentes cores e a alimentação, nesse momento uma criança relatou:
“- Nossa, até o mosquito da dengue ela come!” Ao final da pesquisa, as crianças fizeram uma saída ao pátio da escola, para encontrar lagartixas apanhando sol. Foi um momento importante de novas descobertas e escuta ativa das crianças. Com atenção e uma atendimento de qualidade, os jovens terão um desenvolvimento integral para a sua vida no futuro. A educação infantil da Rede Calábria é desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.