Educandos da Unidade CPIJ – Rede Calábria estão envolvidos em debates, estudos e atividades lúdicas para explorar temas relacionados à XII Conferência do Direto das Crianças e dos Adolescentes, em Porto Alegre. É um encontro que favorece o debate sobre temas contemporâneos que fazem parte do seu cotidiano, observando garantia de direitos e cidadania.
As Conferências de Direitos da Criança e do Adolescente têm se constituído ao longo dos anos como espaços públicos de discussão e mobilização da sociedade na construção de uma agenda de diretrizes para as políticas públicas destinadas ao segmento criança e adolescente. Desse modo, torna-se essencial a participação do público atendido. Para isso se organizou em um primeiro momento rodas de conversa de aproximação com o tema.
Nesse sentido, Maiara Cagliari, coordenadora de projetos no CPIJ, aponta a importância desse momento: “é uma forma de estimular o protagonismo dos jovens e qualificá-los para o futuro que exige lideranças dedicadas ao fortalecimento dos seus direitos”.
Os jovens tiveram a oportunidade de debater sobre os principais direitos da criança e do adolescente. Identificando direitos como educação, lazer, saúde, convívio familiar e alimentação, passaram a trazer apontamentos do porquê nem toda população jovem têm seus direitos efetivados.
Nas conversas, identificaram que após o período da pandemia do COVID-19 a desigualdade de acesso aos direitos aumentou e com esse olhar se aproximam do tema do evento: “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.
“Nós precisamos dar espaço para os jovens e facilitar a participação das crianças e dos adolescentes. Os debates têm como principal função deliberar, propor, refletir e debater questões sobre os direitos humanos de crianças e adolescentes, mas também na defesa de seus direitos de forma mais ampla. Comentou o coordenador de projetos Gabriel Karst.