Nos últimos dias 10 e 11 de setembro, os educandos do Curso de Gastronomia e Confeitaria participaram do Congresso de Gastronomia ChocolaTCHÊ. Em sua segunda edição, o evento foi realizado em Canoas, no Parkshopping. A participação dos alunos foi possível graças ao investimento da empresa SulDoce, que generosamente doou os ingressos para os 75 educandos e educadores da Rede Calábria. Além disso, os educandos realizaram rifas e com muito protagonismo conseguiram os recursos necessários para investir no transporte.
O dia foi repleto de atividades e aprendizado. A abertura do evento apresentou a temática “Chocolatchê – Passos para recomeçar”, em referência às enchentes recentes que afetaram o estado, dificultando o trabalho de confeiteiras e confeiteiros. A mensagem era clara: buscávamos juntos um recomeço, destacando o papel fundamental do nicho de produção de alimentos na economia do Rio Grande do Sul.
Segundo a educadora Nathallia, a abertura do evento foi emocionante com a apresentação musical da ex-participante do The Voice, Luiza Barbosa, que, com sua voz potente, encantou a todos. Em seguida, alunos e educadores assistiram a palestras enriquecedoras com grandes nomes da confeitaria e do empreendedorismo, como Mara Cakes, João Rodrigues e Jeison Scheid. Temas como “Mentalidade Empreendedora”, “Como ser um empreendedor de sucesso” e “Vendas: Arte e ciência” trouxeram insights valiosos.
Além das palestras, os alunos participaram de oficinas itinerantes sobre as tendências da confeitaria para 2024 e início de 2025. Eles se envolveram em atividades práticas como temperagem de chocolate, montagem e recheio de chocotones, confeitaria pet, brigadeiros gourmet, montagem de tortas e trufas recheadas, além de técnicas de cobertura buttercream. Foi um dia completo de aprendizado e inspiração, que deixou todos motivados para os próximos passos em suas trajetórias profissionais.
.
A educanda Kaylane, 20 anos, na esquerda da foto, revela que foi seu primeiro congresso sobre gastronomia. “Foi uma ótima experiência. Conseguimos ver palestras, montagem e decoração de muitos produtos”, contou animada. Na direita, a educadora da turma Nathallia.
.
No segundo dia do evento, os educadores participaram de diversas oficinas, conheceram novos produtos que estão em alta no mercado e ampliaram o repertório gastronômico a fim de melhor transmitir conhecimentos atualizados aos atendidos.
Dentre os destaques, a palestra “Gestão 360º da Confeitaria”, com o Chef Rodney Caco, abordou a importância de uma visão abrangente no gerenciamento de negócios na área de confeitaria. Também houve inspiração com a palestra “O sucesso não acontece sem superar barreiras”, apresentada por Bibiana Loureiro, da Consuelas Brownies, e Bruna Longaray, CEO da Bruna Trufas, com mediação de Silvia Rachewsky, gerente Comercial e de Marketing do Shopping Total.
Outro momento de impacto foi “Ontem virou hoje e o hoje já é passado”, com Tábata Romero, nova jurada do programa Que Seja Doce do canal GNT, que compartilhou suas experiências como jornalista, confeiteira e caçadora de tendências. Esse segundo dia também foi marcado pela presença de grandes nomes do setor, enriquecendo ainda mais nossa visão sobre o futuro da confeitaria e reforçando nossa paixão por ensinar e aprender constantemente.
A educadora Nathallia ressalta que o evento Chocolatchê foi de extrema importância tanto para os alunos quanto para os educadores. “Para os estudantes, representou uma oportunidade única de vivenciar o ambiente profissional, conhecer novas tendências e interagir com grandes nomes da confeitaria, o que ampliou suas perspectivas e fortaleceu seu compromisso com a formação.
Já para nós, educadores, foi um momento valioso de atualização e aprofundamento no setor, permitindo-nos trazer novos conhecimentos e práticas para a sala de aula”, apontou a educadora. A Rede Calábria agradece mais uma vez a empresa SulDoce pela oportunidade e a todos os organizadores pelo incrível evento. Com certeza os jovens levarão muitas experiências positivas e importantes para o seu desenvolvimento enquanto profissionais.