Educandos interpretam os seus sentimentos através das cores
No mês de novembro, na disciplina de Módulo Básico da
oficina de Trabalho Educativo -Lanches Rápidos, os educandos foram convidados a
pensar sobre os seus próprios sentimentos e interpretá-los. No período da
adolescência, é natural que surjam dúvidas e angústias a respeito dos
sentimentos e da maneira como os indivíduos interpretam a vida cotidiana e as
suas questões individuais, lembra a educadora Michele Carvalho.
Aos cuidados da educadora, os educandos foram incentivados
a falar sobre sentimentos positivos e negativos, classificando-os e analisando
a forma como se sentiam no momento da atividade. Após essa reflexão, atribuíram
uma cor a cada um dos sentimentos predominantes e coloriram mandalas
utilizando-as.
As mandalas são desenhos circulares que propiciam a
concentração e a introspecção, incentivando a calma e a tranquilidade.
Colori-las é uma atividade lúdica e ao mesmo tempo significativa no sentido de
criar momentos de relaxamento e concentração.