As atividades da última quinzena de agosto do SCFV, com o tema “vocação”, foram um chamado para expressar coisas que são importantes e são admiradas pelos alunos As crianças utilizaram da arte e do movimento como um meio de exercitar capacidades em todo esse processo.
A licença poética é uma forma gramatical e artística de expressar a liberdade. Seja ela na poesia ou numa performance, ela conta a história de cada criador. Exercer esta prática pedagógica com os educandos é uma forma de cultivar a sua criatividade, imaginação e habilidades na resolução de problemas.
Os educandos foram convidados a criar imagens performáticas, ou seja, imagens em locais ou fotografias de si que significasse algo de suas vidas, ou para seus futuros. Todas as imagens têm um título e uma escolha autônoma do local a qual foi realizada. O processo começou com o movimento, utilizando da velocidade e angulações do corpo, partindo para as poesias diárias e as conversas sobre nós com nós. E então, a tarefa final, realizar a minha obra de arte: o que eu quero expressar.
Os resultados são deslumbrantes e de uma criatividade única. Essas propostas foram como abrir portas para um amadurecimento e cuidado da turma com a sua própria autenticidade. Inspirados no que Pe. Calábria uma vez disse: “Encontrar caminhos é bom… Ma ainda melhor é abrirmos os caminhos”, eles abriram e puderam saborear com as palavras e as ações o brincar da imaginação.