O contato com a culinária incentiva o desenvolvimento da imaginação e estimula os sentidos. Os educandos se colocam em posição de criar, enquanto trabalham a visão, tato, olfato, audição e paladar. Uma das ferramentas para alcançar esse fim são os trabalhos manuais: colocando a mão na massa: fazendo e criando, a criança aprende.
“Experiência maravilhosa, sentimento de dever cumprido, em ver aquelas carinhas com o olhar de satisfação e com muita vontade de aprender mais e mais”, comentou a educadora de confeitaria Márcia.
A educadora social Márcia, em conjunto com os educadores Victória, Amanda, Ivo e Erick, reproduziram com os educandos do Projeto Construindo Futuros uma receita de pão de queijo no laboratório de gastronomia e confeitaria da Unidade Centro de Educação Profissional São João Calábria – Rede Calábria.
Já a educadora Amanda pontuou a satisfação em favorecer esta atividade. “Para mim foi ótimo, adoro ver alegria deles em preparar uma receita e ver o resultado, todos atentos e preocupados com os detalhes com a padronização”.
O objetivo da atividade é estimular algumas habilidades que favorecem o desenvolvimento do educando, tais como a atenção, coordenação motora, resiliência, noção de tempo e espaço. A prática proporciona um forte estímulo ao respeito, autonomia, solidariedade e cooperação entre os educandos.
A educadora Victória explica que no decorrer da atividade tornou-se evidente que tal movimento despertou neles uma mistura de sentimentos, ao mesmo tempo os confrontando e os levando a sair da zona de conforto. Parabéns a todos pelo envolvimento e incríveis produções.