Desde os primórdios da humanidade, a espiritualidade e a ritualização fazem parte dos seres enquanto sociedade. Neste sentido, educandos do Núcleo Santa Dulce investiram seguridade, amor e proteção na produção de amuletos. A intencionalidade daquele que cria amuletos aprimora o objeto, criando um espaço de pequeno lar. Assim, esta atividade do mês vocacional possui caráter curativo, onde os educandos foram convidados a construírem os “amuletos dos dons”.
Na primeira parte da atividade foram selecionados os materiais e formatos do que seria costurado. Após os trabalhos, rechearam seus amuletos com desenhos e palavras de sabedoria, que lhes traziam boas sensações como paz, calma, amor. O amuleto foi finalizado com a composição de ervas aromáticas, que coletaram na horta cultivada no núcleo.
A atividade teve como objetivo contribuir com a autoestima dos educandos a fim de introduzir o chamado vocacional e as responsabilidades de cada um para com o mundo que vivemos. Quando a autoestima das crianças e adolescentes é estimulada é possível criar um refúgio seguro, onde o educando pode voltar quando sente necessário, assim estreitando os laços com a vocação que lhe chama.