Educandos do Projeto Educação Integral – Construindo Futuros, do curso de Iniciação a Informática com Ênfase em Auxiliar Administrativo, tiveram uma semana muito especial com aulas direcionadas à busca do primeiro emprego.
No primeiro momento a educadora Kelly Schiaffino abordou a comunicação (formal e não formal, verbal e não verbal), diferença de linguagem no ambiente de trabalho e na roda de amigos, significados dos emojis, quando e quais usar entre amigos e no trabalho, atendimento ao cliente via telefone, whatsapp, email, comportamento, roupas, acessórios, maquiagem mais favoráveis durante uma entrevista.
Para concluir as atividades, foi realizada uma simulação de entrevista coletiva. Os educandos se prepararam trazendo roupa e sapato para a proposta, responderam perguntas, realizaram dinâmica com massinha de modelar e testes projetivos. No final a educadora fez um feedback com observações de “erros” naturais durante uma entrevista, o grupo analisou as roupas dos colegas.
Durante o feedback alguns relataram que estavam nervosos como se fosse uma entrevista de verdade e pediram para fazer mais vezes essa atividade. A educadora ficou muito feliz com o comprometimento do grupo.
A educadora Kelly comenta que foi uma semana produtiva, os educandos mostraram interesse e foram participativos com a proposta, muitos relataram que sonham em começar a trabalhar para ajudar os pais em casa, outros para ter sua independência, e por isso frequentam o Calábria , acreditam que o aprendizado nos projetos e cursos vão abrir portas para eles no futuro, uma esperança para melhorar de vida.
“Centenas de jovens estão a procura pelo primeiro emprego, o grande desafio é que apesar de muita energia e vontade de aprender e trabalhar, muitas vezes as empresas exigem experiência, e para obter experiência precisa começar a trabalhar. Então o primeiro passo é qualificar-se, se preparar, isso é um diferencial importante, e essas experiências são muito valorizadas pelos empregadores”, finaliza a educadora.