Os educandos do Design Multimídia realizaram uma atividade diferente. Para qualificar a interação e melhorar a integração em sala de aula, os jovens participaram de jogos teatrais de improviso. A técnica ajuda a desinibir e a criar um repertório de vocabulário e também auxilia no raciocínio rápido de argumentação, além de proporcionar o uso da criatividade e da imaginação.
As atividades consistem na criação de personagens, falas improvisadas de acordo com um tema escolhido na hora, entre outros exercícios teatrais. Para o educador Tiago Dias, esta atividade é fundamental para o entrosamento da turma. “Com estes simples jogos, podemos quebrar o gelo e fazer com que os alunos fiquem mais à vontade com seus colegas, já que todos vão ter que fazer alguma coisa fora do comum na atividade”, comenta.
Entre as tarefas, o grupo representa um entrevistado com três cabeças, onde cada um deve responder apenas uma palavra por vez. A frase deve fazer sentido dentro do contexto. Os outros alunos farão as perguntas para esclarecer o cenário estabelecido pelo educador, como por exemplo, um disco voador que caiu na fazenda, entre outras situações inusitadas.
No final, a atividade de integração geral propõe um cenário onde todos os alunos se encontram numa cidade fictícia e têm que desenvolver as ações estabelecidas em cartas previamente produzidas, constando falas e características dos personagens. A atividade divertida e integradora fez com que as turmas se conheçam melhor e usem a criatividade para realizar o que foi proposto.