Entre as diversas propostas e projetos do ano, educandos da Unidade Francisco Cipriani desenvolveram atividades lúdicas para registrar a passagem do tempo. Em momentos de destaque, a turma Confiança vivenciou a passagem do tempo a partir de pequenos rituais, que foram registrados no calendário solar.
Dessa maneira, através da observação, da poesia, das brincadeiras com elementos naturais e das criações artísticas, os educandos foram convidados a perceber as mudanças que aconteciam na natureza. Os jovens entenderam os movimentos de rotação e translação da Terra, os meses do ano e como é possível registrar tudo isso de forma escrita. Estas atividades exploraram muitos elementos como escrita, matemática, raciocínio lógico e observação.
Até mesmo previsão do tempo e horas do dia foram assuntos abordados. Além das estações e suas típicas características. Esse registros ficavam no quadro para que a turma da tarde pudesse ler e assim eles também registravam como estava a natureza naquele momento. Com isso, eles notaram que às vezes o dia começava abafado e úmido pela manhã e à tarde caía uma chuva. Constataram os movimentos da natureza ao longo do dia e como isso nos influencia.
A partir disso, a turma criou a previsão do tempo dos sentimentos, para saber como estava cada educando. Criaram a legenda onde o desenho do sol significa que a pessoa está radiante, nuvens representam nublado e um humor moderado e assim por diante. Todos puderam saber como cada um estava e fortalecerem ainda mais os laços de amizade e o cuidado consigo e com os outros colegas.
Essas propostas renderam momentos muito especiais. Como as celebrações dos equinócios e solstícios: ritualizaram toda a passagem do tempo com poesia, música, expressões artísticas e o que mais marcou as crianças foi a cabana do inverno e o piquenique da primavera.
Outro destaque foi a criação do altar da natureza: um espaço especial ao lado do canto de época, que foi se transformando ao longo do ano. No outono foi decorado com folhas secas, no inverno com sementes, na primavera com flores e ervas e no verão foi colocado algumas frutas no dia do solstício, representando a colheita.
Já o painel das estações foi criado na última semana do mês, onde eles contaram no calendário solar o período entre cada estação e descobriram o tempo de duração e a quantidade de dias que tem o ano. A atividade foi desenvolvida de forma sequencial e percorreu todos os meses do ano também exercitando o letramento, numeramento, a estética e a nossa relação com o mundo.
A educadora Bárbara, referência da turma, relata que as descobertas dos educandos ao longo do ano com a natureza foram realmente encantadoras de se observar. O altar da natureza todo o dia ganhava uma pedra brilhante, uma folha diferente, uma flor e depois eles começaram a trazer também animais. Como foi o caso do caracol apelidado de Cleitinho que depois foi colocado de volta na natureza.