Os educandos do Serviço de Convivência do Calábria participaram de um jogo diferenciado para explorar o númeramento e a ludicidade. Os jovens jogaram o jogo chamado “Guloso”.
Essa brincadeira precisa de quatro elementos: papel, lápis e dois dados. Mas como se joga o Guloso? Bom, para jogar o Guloso, precisa-se estipular um valor total, que será o número que o educando precisa alcançar para ganhar o jogo. Por exemplo: o total será 50. Então o participante que chegar ao número 50 primeiro vence.
A atividade é uma brincadeira de soma e sorte. O participante precisa jogar os dois dados ao mesmo tempo, os números que aparecem no topo, será a soma. Exemplo: os dados caíram em 5 e 2, ou seja 5 + 2 = 7. O total das jogadas e das somas precisa alcançar o número 50. AH! Mas não é tão fácil assim!
Existem duas regras para dificultar a sua chegada ao topo, a primeira regra é: qualquer número acima de 1 somado ao número 1 é igual a zero, ou seja, o participante jogou o dado, deu 6 e 1, a soma será 0. A segunda regra é a que deixa o jogo mais difícil: se o jogador atirar os dados e cair 1 e 1, ele perde toda a sua soma e volta à estaca 0, fazendo com que o jogo seja mais demorado.
Muitos pediram para jogar mais uma vez e até esqueceram que era uma atividade de matemática. O dia foi de muita alegria e sucesso na atividade.