Os educandos do Calábria visitaram na última terça-feira o Memorial do Rio Grande do Sul, localizado no Centro Histórico da cidade. Na oportunidade, assistiram a exposição Lã Crua, que conta parte da história da tecelagem gaúcha.
Porém o objetivo principal da saída estava em fazer o tour pelo trajeto “Em Territórios Negros – Memorial do RS nas adjacências do antigo Largo da Quitanda”, existentes na Praça da Alfândega. A finalidade do passeio era abordar a história do Largo da Quitanda (atual Praça da Alfandega), que durante os séculos XVIII e XIX foi cenário do cotidiano de homens e mulheres negras que chegavam na cidade e se instalavam a procura de melhores condições de vida.
Segundo a educadora Karine Buglione, é de grande importância que os nossos alunos conheçam a história do povo negro e que percebam a importância da luta desse povo por tantos séculos.
A tour do Memorial oferece guia turístico e conta de forma clara e exata os acontecimentos que marcam a cultura negra no Estado. É um passeio envolvente e motivador. Participaram da atividade as turmas T1, T2 e T3 dos Saberes da Esperança.