Os alunos do Curso Profissionalizante em Robótica e Automação desenvolveram um sistema para simular o funcionamento de um semáforo. Para este desafio, os jovens utilizaram sistemas de programação, projeto e teste de circuitos como o Arduino e Tinkercad. O educador da turma Dionatan ressalta que é muito importante aprender a Robótica e Automação realizando atividades inspiradas em elementos do dia a dia.
Pedro, 20 anos, já é educando da Rede Calábria de longa data e busca sua segunda formação. O aluno já passou pelos projetos sociais e também aprendeu sobre manutenção de computadores e Programação WEB na profissionalização. O interesse em seguir estudando é motivo de orgulho para familiares e educadores, que acompanham o desenvolvimento do jovem. “Estes cursos têm sido incríveis para mim. Cada modalidade complementa a outra e me capacita para o mundo do trabalho”, comentou.
Mas também há um destaque especial: o medalhista na olímpiada nacional de robótica, Vinicius, também está no curso. Depois de uma temporada exitosa na Unidade CPIJ, na Restinga, o educando viu na Unidade CEPSJ Calábria a oportunidade de avançar ainda mais nos seus conhecimentos. Suas conquistas já foram notícia no site. Vamos deixar o link no final do post.
O educador da turma explica que os jovens estão com resultados surpreendentes para poucas semanas de programação, onde aprendem os primeiros passos deste mundo gigantesco de possiblidades. Para pensar seus próximos projetos, Dionatan ressalta que o foco sempre será desenvolver soluções de tecnologia capazes de facilitar a vida das pessoas e contribuir com o desenvolvimento das comunidades.
Segundo os dados do Google, a pesquisa por ciência de dados e tecnologia cresceu 1170% nos últimos cinco anos no Brasil e procura pela carreira de programador aumentaram 30% em comparação com 2021. É importante também fazer um agradecimento ao Instituto Mari Johannpeter por apoiar os cursos de tecnologias da Rede Calábria. O incentivo de grandes parceiros e amigos é fundamental para potencializarmos o sonho dos nossos jovens.