O compromisso de zelar pela casa comum, que é o nosso planeta, é uma tarefa central na missão da Rede Calábria. O olhar atento para os recursos – finitos – da Terra é uma urgência, e educar para uma cultura regenerativa faz parte da atuação.
Na arte contemporânea, diferente de outrora, tudo tem potencial de virar arte e o processo artístico. De modo geral, consiste em dar forma às ideias, sentimentos, olhares e modos de estar no mundo, sendo, em todas as fases da vida, uma prática de suma importância.
Se tudo pode ser arte, há como utilizar resíduos sólidos (lixo) para dar forma às nossas ideias?
Pensando na proposta socioambiental, a turma da Criatividade do projeto de educação integral do CPIJ, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, assistiu ao documentário Lixo Extraordinário (projeto idealizado pelo artista brasileiro Vik Muniz) e, a partir disso, iniciou pesquisas, reflexões sobre a temática e construções com resíduos recicláveis com um verdadeiro modo de pensar artístico.
Após o filme, pensando nas propostas indicadas pelo educador, a turma realizou uma pesquisa sobre os tipos de resíduos que surgem no ambiente espaço. Em grupos, com caderno de época para anotações, realizaram uma minuciosa investigação, andando pela unidade, atentos ao chão, às latas de lixo e ao entorno do qual fazem parte.
Fizeram a coleta dos materiais e dentre os trabalhos que surgiram apareceram brinquedos e objetos para uso em sala, mas também surgiram ideias de brinquedos pensados para presentear outras turmas.
A pesquisa feita pelos educandos os ajudaram a perceber e se atentar ao modo de descarte dos resíduos em lugares inadequados, ao tipo de resíduos encontrados e à quantidade e tomou forma através de robôs, foguetes, aviões, porta-lápis entre outros.
Durante o projeto, como exemplo do envolvimento da turma, uma educanda trouxe da escola uma caixa de papelão que tinha quase a sua própria altura: “Vamos construir um carro para a turma dos pequenos” relatou ao educador, que ficou surpreso com a dedicação e iniciativa que a turma apresentou.