No dia 17 de fevereiro realizou-se a Pré-Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente no território da Restinga enquanto encontro preparatório para a Conferência Municipal a se realizar em março. Os jovens do Projeto Trabalho Educativo (executada em parceria com FASC) e do Projeto Construindo Futuros (executada em parceria com SMED) participaram do evento enquanto representantes da unidade CPIJ da Rede Calábria, levando suas demandas e posicionamentos no que se refere às políticas públicas para crianças e adolescentes.
As Conferências de Direitos da Criança e do Adolescente têm se constituído ao longo dos anos como espaços públicos de discussão e mobilização da sociedade na construção de uma agenda de diretrizes para as políticas públicas destinadas ao segmento criança e adolescente. São as instâncias de deliberação em cada nível de governo. Neste ano, a XII Conferência Municipal tem o tema “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.
Dentro do tema proposto, o evento se dividiu em momentos de possibilidade de discussão em grupo através do trabalho por eixos temáticos dentro da proposta, pensando-se coletivamente em estratégias para superação das defasagens e perdas decorrentes da pandemia, mostra de atividades culturais e votação de propostas e delegados para participação da esfera municipal.
Para os jovens do CPIJ que participaram do evento foi um momento ímpar de protagonismo e acesso aos espaços de controle social. Pensar e pautar estratégias para demandas reais de suas vidas na comunidade é significativo para prepará-los para a vida adulta e desenvolver capacidades de oratório e liderança.