Os educandos da turma M3 do curso de mecânica automotiva do Educador Deivid Nunes já estão em reta final para sua formatura, e estão realizando uma série de revisões preventivas com atenção voltada para o sistema de lubrificação e injeção eletrônica dos veículos cedidos pela instituição para o aperfeiçoamento de suas práticas.
Para que serve a troca de óleo? E por que devo trocar o óleo periodicamente? Os educandos do curso explicam que o óleo de motor serve como um lubrificante e tem um papel muito importante para o motor do seu veículo. No motor, as peças internas como pistões, bielas, válvulas e anéis estão sempre em contato e movimento.
Para que elas não sofram atrito nem desgaste, o óleo serve como uma camada que permite a lubrificação e eficiência dessas peças. Além disso, o óleo lubrificante também ajuda no controle da temperatura interna do motor.
Com o tempo, o óleo vai reunindo impurezas de toda parte por onde ele passa, como poeira e resíduos da combustão do motor, fazendo com que ele não faça seu trabalho corretamente e ocasione o mau funcionamento de peças mecânicas.
O óleo se contamina e oxida com o passar do tempo, podendo formar borra e ocasionando o entupimento de dutos internos do motor, aumentando o atrito e o desgaste precoce das peças. É por isso que a troca periódica é recomendada.
É preciso também trocar o filtro do óleo, pois ele tem uma função muito importante: reter partículas de metal geradas pela fricção das peças do motor, reduzindo a quantidade de impurezas do óleo.
De acordo com as principais montadoras, sempre que for realizar a troca de óleo deve ser trocado o filtro de óleo. Há razões para isso: as novas tecnologias existentes nos motores provocam mais atrito e calor entre as peças, o que pode gerar maior quantidade de impurezas, criando riscos para danos ao veículo. E sempre é bom lembrar que se deve realizar as manutenções do veículo em oficinas especializadas.