O Educador Deivid Queiroz Nunes ressaltou aos educandos que o assunto Freios é sensível e de muita importância. Segundo o educador, sistema de freios é um dos componentes mais importantes de um automóvel, pois muitas colisões e acidentes de trânsito podem ser evitados pelo bom funcionamento desse sistema, por isso ele precisa de atenção constante.
Além de ser um item de segurança do veículo, o sistema de freios é muito complexo no que se refere a manutenção. Ele é composto de componentes de fricção e de sistema hidráulico. Os componentes de fricção são todos aqueles que agem utilizando o atrito entre as partes para efetuar a frenagem, já os componentes hidráulicos potencializam as forças das peças que entraram em atrito ou são utilizados para acionar determinadas peças que farão o freio funcionar.
Após trabalhar a parte Teórica, os educandos foram para o Laboratório, trabalhar na prática.
Peças que compõem o sistema de freio (componentes de fricção):
Disco de freio – podem equipar a parte dianteira, ou a dianteira e a traseira.
Tambor de freio – utilizados na parte traseira do veículo. Em modelos mais antigos são encontrados também na dianteira.
Pastilha de freio – utilizadas em conjunto com os discos.
Lonas de freio – utilizadas com os tambores.
Peças que compõem o sistema hidráulico:
Cilindro mestre – direciona o fluído de freios para acionar a frenagem de cada roda.
Servo de freio – aumenta a força empregada no pedal de freio, que por sua vez irá acionar todo o sistema.
Cilindro de roda – aciona o freio traseiro quando este utilizar o sistema de tambores.
Pinça de freio – peça onde se encaixa a pastilha de freio, pressionando-a ao disco.
Se ao pisar no freio você notar algum barulho estranho ou sentir que o carro puxa para um dos lados, pode estar na hora de fazer a revisão nos freios. Outro sinal de que eles podem estar precisando de manutenção é se você sentir que a direção ou as rodas estão tremendo ao frear o veículo.
* quando você ouvir assovios ao frear;
* quando ocorrerem vazamentos nos cilindros ou mangueiras;
* se o carro puxar para algum lado quando o freio é acionado;
* se o pedal de freio pulsar quando for acionado;
* se o pedal de freio ceder (abaixar) quando mantido acionado;
* quando for necessário completar o fluido de freio constantemente;
* quando a luz do painel se acende, acusando algum problema no sistema;
* quando os freios não apresentarem potência.
Nesses casos, procure um Profissional Sério e Competente que realizará uma vistoria rigorosa no sistema de freios do seu carro, garantindo a sua segurança e tranquilidade ao dirigir!