Criar a cara de uma marca é uma tarefa que exige além de criatividade, muita pesquisa, planejamento e conhecimentos de marketing. E foi através de todos estes temas que os educandos do Design Digital aprenderam a como criar uma identidade visual para uma marca.
Conceitos como padrões visuais, paleta de cores, simetria, contraste, tipografia e público-alvo foram considerados nos projetos elaborados pela turma. Ao final desta tarefa todos estavam com um Manual de Identidade Visual concluído conforme o padrão utilizado em agências de publicidade e estúdios de design.
O educador Renan
Trindade deixa algumas dicas para planejar e criar um bom logotipo:
- Contraste
de cores, tipografia e símbolos deve ser considerado.
- Evitar
que o logo seja muito horizontal ou vertical para que possa ser aplicado
em diversas situações. O ideal é que o logo mantenha uma largura e uma
altura próximas em proporção.
- Faça
o teste de tentar visualizar o logo bem de perto ou bem de longe. Se algum
dos elementos não estiver bem visível, ele deve ser modificado.
- Evite
mudar o logo de sua empresa com frequência. O logo é a identidade visual
da sua marca.
- Antes
de pensar nas cores da sua marca, crie e planeje usando apenas uma cor. Se
funcionar como apenas uma cor, ele está pronto para receber a paleta de
cores escolhida.