Pensando no desenvolvimento integral dos educandos, durante o mês de novembro, os educandos do projeto Educação Integral – Saberes da Esperança exploram atividades ligadas à inteligência lógico-matemática.
Desta forma os educandos vivenciaram uma prática que possibilitou a ampliação de competências ligadas ao numeramento associando esse conhecimento a tecnologias que oportunizam a modelagem e a materialização das experiências desenvolvidas durante a realização de partidas de RPG em sala, junto com a representação de elementos que visam um estreitamento das relações.
Neste sentido, o educador Maurício Rosa utilizou o espaço maker presente na Unidade Calábria para favorecer a modelagem e construção de objetos em três dimensões. O resultado desse processo de construção entusiasmou e motivou a imaginação dos educandos no sentido de pensar em futuros projetos utilizando a impressora como ferramenta de criação.
Os objetos construídos são elementos que ganham forma e se originaram dentro do imaginário das histórias de fantasia que unem os educandos no sentido de pensar em estratégias para enfrentar os desafios propostos. Numeramento e letramento andam de mãos dadas diante da constante necessidade de ajustar a vida dos participantes, enumerar os itens encontrados, pensar nas distâncias percorridas, assimilar a história que se revela diante dos olhos dos alunos que observam maravilhados o desenrolar da narrativa.
Valores como a amizade, compreensão, otimismo e empatia são trabalhados durante as atpropostas com o intuito de transformar a percepção das relações inter e intrapessoais para que desta forma o ambiente de cocriação no âmbito educacional seja sempre muito rico e significativo para todos.