Os educadores do Projeto de Educação Integral realizaram, ao decorrer do mês de março, um aprofundamento teórico sobre a percepção estética e as vivências artísticas. A Teoria das Inteligências de Howard Gardner é uma das bases para a construção das propostas pedagógicas da Rede Calábria.
A abordagem estético-artística tem subsídio teórico das inteligências Musical e Espacial de Gardner, dialogando estreitamente com o nosso modo Calabriano de pensar a educação. Entender o ser em sua integralidade pressupõe entendermos a importância do desenvolvimento sensível e emocional tanto quanto o desenvolvimento cognitivo.
Assim, as vivências estético-artísticas permeiam as propostas de trabalho ao longo do ano letivo, funcionando como ferramentas de trabalho e significação das disciplinas do pensar. Dessa forma, a atividade formativa foi de caráter imersivo e criativo. Partindo de referências da arte enquanto fundamento educativo, pedagogia estética e autocultivo os colaboradores vivenciaram momentos de aprendizagem prática e teórica acerca das artes.
Macramê, aquarela, técnicas de desenho, dança e música foram alguns dos momentos propostos na semana de formação. O trabalho gerou reflexões importantes acerca da prática com nossos educandos em um Seminário de partilhas ao final da semana.
Os organizadores da iniciativa revelam que o envolvimento dos educadores foi importantíssimo para a motivação do grupo como um todo de acordo com relatos do Seminário. Os projetos de trabalho que estão sendo construídos já refletem a diversidade e inovações nas propostas artísticas para os atendidos.