Na última semana, educadores dos Projetos Socioeducativos e Cursos Profissionalizantes da Rede Calábria estiveram reunidos para um momento muito especial, o Retiro dos Educadores. Já tradicional há alguns anos, esse encontro tem por objetivo proporcionar aos educadores um dia de parada das atividades laborais cotidianas, a fim de vivenciar experiências significativas de reflexão, espiritualidade, interiorização, contato profundo consigo e com o sagrado, além de integração e partilha de vida com os colegas de outras unidades.
“Educar(-se) para o cultivo da interioridade” foi o tema geral do retiro, no intuito de colaborar no autodesenvolvimento e crescimento humano-espiritual de cada colaborador. Nessa ótica, o lema do encontro trouxe presente um trecho dos escritos de São João Calábria, “Cultivem a vida interior, ela é o pulmão do espírito”, uma expressão dita e escrita inúmeras vezes por ele, convidando-nos a não esquecermos da dimensão de espiritualidade presente em nós, e assim cultivarmos a nossa fé e confiança em Deus que é Pai e Mãe Providente.
A manhã teve início com uma especial encenação teatral a partir do texto bíblico escrito por São Paulo, da Carta aos Coríntios (“Se eu não tivesse o amor, eu nada seria”) e logo após seguiu-se com a condução do convidado Gustavo Balbinot, que intercalou momentos de fala, reflexões, canções, dinâmicas individuais e coletivas. Foi uma manhã de muita interiorização, vivências e partilhas focadas no tema do encontro.
À tarde, os educadores, em pequenos grupos, puderam participar de diversas vivências e oficinas, interligando elementos pedagógicos e espirituais, visando tanto o cultivo pessoal quanto o aprendizado de técnicas e propostas para o processo educativo junto aos educandos.
As vivências foram: 1. Mantras e meditação conduzida/Lectio Divina; 2. Danças Circulares; 3. Mindfulness; 4. Yoga; 5. Brincadeiras cantadas; 6. Aquarela; 7. Crochê de dedos; 8. Espiritualidade nas artes marciais. Essas vivências foram conduzidas por alguns educadores e coordenadores, que foram convidados e colaboraram com suas experiências e saberes, proporcionando práticas muito especiais que agregaram no conhecimento e sentimento de todos.
Além de todas essas vivências inspiradoras, o dia também foi “recheado” de sabor, com lanches e um almoço especial preparado pela equipe da Cozinha. Agradecemos a todos/as que colaboraram de uma forma ou de outra para esse momento tão especial, que certamente renovou o ânimo, as energias e as motivações das equipes, fortalecendo o corpo, a mente e o espírito para continuarmos firmes em nossa missão de “Acolher promovendo vidas”.