O Projeto Educação Integral da Rede Calábria em Vespasiano Corrêa investiu em propostas diferenciadas com a chegada do recesso escolar. Com muita energia e engajamento, as crianças participaram das Olímpiadas Calabrianas. Essa primeira edição foi comemorada e trouxe muita alegria. O evento já é tradição na Rede Calábria e foi levada para inspirar atividades esportivas e temas ligados aos valores calabrianos de amizade, trabalho em equipe e cooperação.
Durante duas manhãs, a garotada pôde desfrutar de jogos cooperativos no Salão Paroquial da cidade. Sabe-se que jogos cooperativos têm grande importância no contexto escolar, pois promovem valores como solidariedade, respeito, empatia e trabalho em equipe – esses valores estão no centro da missão calabriana de “fazer o bem, sem olhar a quem”.
.
.
Como forma de promoção da saúde e do bem-estar, a prática esportiva foi incentivada como meio de manter uma vida saudável, ativa e equilibrada. Ao invés de estimular a competição individual, as olimpíadas incentivaram a colaboração entre os participantes, favorecendo a inclusão, a socialização e o desenvolvimento emocional.
Criou-se um ambiente mais acolhedor e participativo, onde todas as crianças se sentiram valorizadas, fortalecendo os vínculos entre colegas e contribuindo para a construção de uma convivência escolar mais harmoniosa e positiva. Assim, a Olimpíada Calabriana trabalhou não só o corpo, mas também o espírito, a mente e o coração, seguindo o ideal de uma educação completa e humanizadora.
.
.
Este momento também proporcionou a integração entre as turmas, pois reuniu diferentes faixas etárias (1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano) aproximando os estudantes e fortalecendo a identidade e o sentimento de pertencimento. Ao participar, cada criança foi incentivada a dar o melhor de si, respeitando seus limites e buscando sempre crescer – assim como São João Calábria incentivava os jovens a acreditarem no próprio valor.
Por fim, as turmas puderam adoçar a vida com um “mimo” entregue pela equipe de colaboradores como expressão de carinho e agradecimento às crianças que frequentam o projeto.