Com o objetivo de desenvolver cuidados com à natureza que podem ser praticados no dia-a-dia, a educadora Andressa Machado do Projeto Saberes da Esperança trabalhou sobre o tempo de decomposição dos materiais plásticos e confeccionou com seus educandos sacolas ecológicas feitas de materiais retornáveis.
A educadora comenta que “Diminuindo o uso desnecessário de sacolas plásticas reduzimos a poluição, já que uma sacola plástica leva de 400 a 500 anos para se decompor. Assim conscientizamos nossos jovens para termos atitudes mais sustentáveis, pensando na preservação da natureza e das espécies. ”
Para finalizar à temática do mês e comemorar o Dia da Árvore, a educadora Andressa Machado realizou uma roda de conversa com os alunos sobre a criação da data e explicou o motivo de sua importância.
A atividade foi composta por três momentos: o primeiro foi de debate em sala de aula, onde os educandos conversaram sobre a importância da data e da preservação do meio ambiente; no segundo momento, os educandos confeccionaram um cartaz de árvore, com folhas que continham recados de preservação e no último momento, a turma escolheu uma arvore do pátio da Instituição para enfeitar com as folhas confeccionada pelos próprios educandos.
A atividade tinha o objetivo de transmitir conhecimentos que visem à conscientização e reflexão dos alunos frente às questões ambientais, tão importantes para os dias atuais.