Na última semana a educação infantil da Rede Calábria realizou o alinhamento pedagógico do mês de outubro. Todas as equipes estudaram sobre o tema: “a natureza como território do brincar”, que também servirá como embasamento para a Mostra pedagógica do segundo semestre.
O tema tem a intencionalidade de abordar uma maneira diferente de ver e entender o brincar, destacando a importância de valorizar a dimensão lúdica, de mobilizar e desenvolver o talento brincante das educadoras, para que elas possam garantir os direitos das crianças e ter propriedade e consciência da importância dos diferentes tipos de brincar.
Como sugestão de leitura e embasamento, houve a partilha de diversos autores, como Gandhy Piorski, artista plástico que pesquisa as práticas da criança há mais de 20 anos. Uma das linhas de estudo de Gandhy é a relação entre criança e natureza, que aborda, entre vários raciocínios, os denominados “brinquedos da natureza”.
Para Gandhy, cada elemento natural sugere um tipo de brinquedo, com movimentos e olhares específicos. Em debate realizado, o pesquisador comentou questões que permeiam a relação da criança com a natureza, ressaltando que este ponto ainda é um desafio para a educação.
Gandhy explica que a natureza é muito mais que mar, céu, pedra, água, árvore ou verde – ou seja, é maior que o significado científico e concreto. Segundo o artista, ela está também relacionada à força criadora do ser humano e sua interioridade. Qualquer espaço, independentemente de suas condições e do tamanho físico. Por exemplo, uma casinha feita de folhas, bambu, restos de madeira ou retalhos de tecidos pode se transformar em um canto criativo de brincadeiras em qualquer ocasião ou local.
“A imaginação é a verdade da criança. Para alcançarmos a criança, devemos compreender que a imaginação é um mundo.” Gandhy Piorsky