Na última quinta-feira (06), foi proposto aos educandos da turma humildade do SCFV da unidade Francisco Cipriani uma oficina de atividades culinárias. Com a supervisão da educadora Luana os jovens foram desafiados a preparar uma receita de deliciosos biscoitos de leite condensado, através de uma receita super prática e fácil.
Antes da realização da atividade culinária primeiro foi conversado com os educandos sobre a importância da higienização das mãos no preparo dos alimentos e a utilização da touca, também conhecida como “boas práticas” em atividades relacionadas ao preparo de alimentos. Em seguida, todos foram direcionados ao refeitório para juntos participar da seleção e organização dos ingredientes e utensílios necessários para o preparo da receita. Para realizar essa atividade foram utilizados os seguintes ingredientes: amido de milho, margarina, leite condensado e corante alimentício (opcional) e para o preparo dos biscoitos utilizamos ainda os seguintes utensílios: vasilha, colher, forma de alumínio, garfos e toucas. Com o auxílio da Sirlei, nossa colaboradora da cozinha, os educandos foram preparando a receita os biscoitos enquanto ela contribuía no manuseio do forno para posteriormente os biscoitos serem assados. Por fim, quando os biscoitos ficaram prontos, os educandos degustaram em sala os biscoitos que eles próprios fizeram.
Oficinas e atividades culinárias sempre despertam o entusiasmo e empolgação dos educandos, de acordo com a educadora Luana. Logo surgiram perguntas: “Sôra, mas a gente vai poder comer depois, né?” e, também, “Sôra, será que vai dar certo essa receita?”. A ansiedade e o entusiasmo tomou conta da turma. No refeitório, no momento em que preparávamos os biscoitos muitos educandos foram contando histórias de receitas que fizeram ou fazem em casa junto com suas famílias.
Para crianças com ou sem dificuldades alimentares a aproximação com a atividade culinária é extremamente importante para familiarizá-las com técnicas e modo de preparo de alimentos do dia a dia, que muitas vezes não tem contato. Isso pode ajudá-las a se envolverem na exploração de outros sentidos além do sabor, como o tato e olfato.