Na situação inusitada do isolamento social, a criação de um modelo pedagógico se tornou desafio tão grande quanto o combate ao coronavírus. A suspensão temporária das atividades presenciais é uma tentativa de reduzir o risco de contágio e disseminação do COVID-19 entre os alunos e colaboradores.
O Calábria ciente da situação e preocupados com o bem-estar dos nossos beneficiários, colaboradores e a comunidade como um todo, preparou novas estratégias para oferecer aos alunos a possibilidade de acesso aos conteúdos dos cursos, sem deixar de seguir as orientações recomendadas e decretos dos órgãos públicos responsáveis.
Os cursos profissionalizantes tiveram suas rotinas alteradas devido a pandemia do Covid-19 e as aulas de parte de nossos cursos estão sendo realizadas via EAD, através da plataforma Google Classroom. Esta ferramenta online e gratuita, que auxilia e possibilita a troca de informações entre professores, alunos e centros de educação com um espaço para a realização de aulas virtuais.
Por meio desta plataforma, as turmas além de ter acesso ao conteúdo atualizado, podem comunicar-se com seus educadores e entre si, esclarecendo dúvidas dos conteúdos passados, ajudando assim a manter a didática educativa nas aulas a distância. Os cursos que atualmente estão tendo suas aulas realizadas via EAD são Marcenaria, Design Gráfico, Design Multimídia e Assistente Administrativo.
Os conteúdos das aulas e modelos pedagógicos foram organizados de forma individualizada para cada um dos cursos, devido a realidade, conteúdo programático e carga horárias exclusivas.
Um bom exemplo deste novo modelo de aulas é possível ver no vídeo a seguir da Aula 01 do curso de Marcenaria, em que os educandos são instruídos a explorar a criatividade desenvolvendo um nicho, colocando em prática os conhecimentos aprendidos para realizar o desenho técnico do nicho criado, com as todas as especificações necessárias para produção e montagem.
Solidários a realidade de diversos beneficiários que não possuem acesso a internet e/ou computadores, Calábria e CPIJ abriram a possibilidade para que estes possam ter atendimento individualizado, fornecendo acesso aos conteúdos online, realização de pesquisas e tarefas nos laboratórios de informática, que estão adaptados para garantir segurança à saúde, respeitando todas as normas e orientações oficiais. Além disso, os alunos também tem a possibilidade de retirar material didático impresso, facilitando assim o acompanhamento do conteúdo para aqueles que não tem como acessar os materiais de forma online.