No nosso último post contamos um pouco sobre as nossas tentativas de diálogos e possíveis prazos para a assinatura do termo de parceria com a Prefeitura de Porto Alegre.
Depois de alguns meses recebemos retorno formal da SMED, onde foi explicitado que a Secretaria em sua Nova Gestão (2021-2024) entendia que a região para a qual nosso edital se destinava não possuía demanda reprimida, nem necessidade de ampliação de atendimento escolar.
Desta forma, em reuniões realizadas pelo Colegiado Gestor da Escola Arvorecer (instância representativa e responsável pela gestão da escola) levando em conta as implicações que ações de insistência em cumprir o edital nos acarretaria, decidimos encerrar o tão sonhado projeto da Escola Arvorecer na Rua Plácido de Castro, edital número 12/2020. Esta decisão, tomada com maturidade, diálogo e acolhimento foi bem exigente a todos e todas nós, mas certos de que foi a melhor decisão para o momento.
Em Assembleia realizada com apoiadores (as) e membros (as) das Comissões de trabalho da Arvorecer no dia 02/09/2021 comunicamos a decisão e fizemos uma proposta de destino para os valores arrecadados: Distribuir os recursos para que sejam investidos como bolsas de estudo em cursos que estejam de acordo com os valores propostos pelo movimento da escola e que auxiliem a pluralizar o Movimento Antroposófico.
Foram contemplados 3 cursos: Curso Livre de Brasilidades na Pedagogia Waldorf, Programa Germinar e o Curso Livre de Fundamentação em Pedagogia Waldorf no Rio Grande do Sul. Priorizando os seguintes participantes: Educadoras do sexo feminino, de baixa renda, preferencialmente negras, indígenas, LGBTQIA+ e PCD (pessoa com deficiência). Para o Curso Livre de Brasilidades na Pedagogia Waldorf, visto ser em âmbito nacional, definimos que metade das bolsas (50%) seja destinada a residentes no Rio Grande do Sul.
A Arvorecer deixou preciosas sementes dentro de cada pessoa e instituição que se comprometeu com seu crescimento e essas sementinhas certamente se transformarão em outras iniciativas e projetos com inspiração na Pedagogia Waldorf, sob nova gestão e formato pedagógico. Almejamos que todas essas sementinhas encontrem, dentro de cada instituição e pessoa que dela cuidou, solo e estação fértil para germinarem e darem belos, bons e verdadeiros frutos para nossa sociedade.
O sonho de uma escola Waldorf com vagas públicas segue resplandecendo dentro de cada um (a) de nós, por isso, seguimos confiantes de que as sementinhas que cultivamos até aqui serão colocadas na terra no melhor momento para o seu florescimento!
Quanto ao sonho de uma escola inspirada na Pedagogia Waldorf para a brasilidade, pública e diversa, a Rede Calábria e a AAMEH seguem dialogando para quem sabe dar início a um novo sonho juntas desta vez em um terreno próprio da Rede no bairro Restinga, zona sul de Porto Alegre.
Forte e fraterno abraço
Atenciosamente, Colegiado Gestor Escola Comunitária Arvorecer
Se quiser saber mais sobre os cursos apoiados pelo valor arrecadado confira os sites Programa Germinar https://comviver.net/programas/programa-germinar/, Curso Livre de Brasilidades na Pedagogia Waldorf brasilidadescursolivrecolmeia@gmail.com e Fundamentação em Pedagogia Waldorf cursos@volkmann.com.br