A última sexta feira foi recheada de formação e valores importantes na Rede Calábria. Após um delicioso lanche e tempo de integração para consolidar os conhecimentos vistos na abertura do mês, que também é matéria no site, a colaboradora do Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos (PPDDH) da Rede Calábria, Angélica (foto), abordou uma formação sobre os povos originários.
Em sua fala, a assistente social Angélica, que faz parte da comunidade de povos originários Kaingang, esclareceu pautas relacionadas aos povos indígenas e sua forma de ver o mundo. Disse, ainda, que parte dos defensores de direitos humanos ameaçados pertencem justamente a este grupo, que ainda sofrem perseguição por parte da sociedade.
Neste sentido, falar sobre este tema sinaliza a importância de conhecer a memória e cultura destes povos, desmistificando estereótipos relacionados a estas comunidades. Na palestra ficou claro que os povos originários possuem formas distintas de viver, ser e se relacionar com a natureza. Assim, reconhecer as diferenças com fraternidade e valores de igualdade e respeito enriquece a todos com novos saberes e perspectivas, contribuindo para um mundo de paz, justiça, respeito, equidade e cidadania.
Para a Rede Calábria é muito importante deixar espaço relevante para debates e reflexões deste gênero. Os valores de igualdade, amor ao próximo, respeito e liberdade são pautas atreladas ao carisma calabriano em vista de atuarmos para a construção de um mundo de amor e igualdade. Confira o álbum de fotos deste dia incrível no link abaixo. Gratidão a todos pela participação e dedicação em mais esta abertura do mês.