Os alunos do curso de Marcenaria do Calábria realizaram atividades práticas para vivenciar o mercado de trabalho e vivenciar conhecimentos. Para conseguir atingir estes objetivos, os jovens participam de um projeto de desenvolvimento de Criados Mudos
Os jovens realizaram o passo a passo da elaboração do projeto onde desenharam, mediram e marcaram as placas de MDF, montaram e colocaram as corrediças. No final, os aprendizes doaram os criados mudos para a Casa-lar de Idosos do Calábria
Além da entrega dos móveis, os alunos também conversaram com os idosos e puderam entregar pessoalmente os novos móveis.
A aluna Yasmim comentou que é muito desafiador elaborar um projeto com todos os passos, principalmente sabendo que temos um real cliente que está esperando por este móvel. “Poder entregar e ver a felicidade dos idosos é muito gratificante”, comenta a aluna.
O educador Luís explicou que todo o projeto foi um desafio para os alunos, ainda mais sabendo que eles realmente estavam atendendo pedidos de “clientes”, neste caso os idosos. Os futuros marceneiros realmente se empenharam em realizar um bom trabalho, desde a concepção da peça até a entrega.
Educandos da Marcenaria acompanham o processo de Prensagem que utiliza adesivo base D’AGUA. O PVAC É um produto relativamente novo no Brasil, inclusive com a terminologia não muito bem definida até o momento. Trata-se de um painel constituído de três camadas cruzadas de sarrafos colados lateralmente com adesivo à base de PVAC.
É um produto com grande potencial tecnológico e econômico, tendo em vista a possibilidade de utilização de peças “clear” com emendas “finger-joints”, constituindo em painel de alta qualidade e de maior valor agregado. Para aplicações, podem ser empregadas resina melanina-formaldeído para elevar a durabilidade do painel para uso externo, explica o educador Luís Carlos Dembinski.
Educandos do curso de Marcenaria realizaram atividades práticas neste mês. Os jovens foram desafiados a aplicar selador em um processo manual. A seladora é um produtor apropriado para “selar” a madeira. O educador da turma Marcos Ronnau explica que o selador é um produto apropriado para “selar” a madeira.
Com este produto são fechados os poros da peça, que ajuda a conversar a madeira e também a preparar a tinta ou o verniz. A seladora também pode ser utilizada com único acabamento para madeiras, as deixando com aspecto rústico ou simulando o verniz.