
Proteção
 Social 
Básica
Tem como objetivo atuar de forma a prevenir situações de risco social e vulnerabilidades, por meio do planejamento e execução de ações que potencializem a acolhida, aproximação do cotidiano das famílias e o fortalecimento de vínculos afetivos relacionais e de pertencimento social.
Acolhida, estudo social, visita domiciliar, orientação e encaminhamentos, grupos de famílias, atividades comunitárias, campanhas socioeducativas, comunicação e defesa de direitos, acesso à documentação são alguns dos temas essenciais ao serviço.
Todos os serviços da proteção social básica são desenvolvidos no território de abrangência do CRAS, em especial os Serviços de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos. Neste cenário, o público-alvo são famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, dificuldade em acessar serviços públicos, com fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade.
Projetos oferecidos neste programa:

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Experiências lúdicas, de integração e participação cidadã compõem este projeto, que é dividido em duas frentes e atende beneficiários de 6 a 15 anos e de 15 a 17 (Trabalho Educativo). Educação ambiental, atividades manuais, mercado de trabalho, fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e de grupo são alguns dos elementos fundamentais deste programa, que faz parte da proteção social básica.

Serviço de Atendimento às Famílias
Realiza ações a famílias que precisam de cuidado, com foco no acesso a informações sobre questões relativas à primeira infância, à adolescência, à juventude, ao envelhecimento e às deficiências, a fim de promover espaços para troca de experiências, expressão de dificuldades e reconhecimento de possibilidades. O serviço é referenciado nos CRAS, executado apenas pela rede conveniada.
Veja abaixo as unidades da Rede Calábria em que ocorrem 
as atividades do SCFV:
- Centro de Promoção da Infância e da Juventude- Localizado no bairro Restinga, na Rua Mississipi, nº 130, o CPIJ é uma instituição que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, na faixa etária de 0 a 18 anos, visando a promoção integral de suas vidas. Atuando na assistência social e educação, desenvolve atividades socioeducativas nas áreas de cultura, esporte, lazer, artes, linguagens, tecnologia, saúde, ecologia e espiritualidade, a partir de uma perspectiva pedagógica calabriana, em projetos e serviços realizados em parceria com iniciativas públicas e privadas. 
- Unidade Francisco Cipriani- Localizado no bairro Restinga Nova, na Rua Álvaro Delfini, nº 350, junto à Capela Sagrado Coração de Jesus, uma das comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Misericórdia, a Unidade Francisco Cipriani conta com salas de atendimento, cozinha, refeitório, praça para recreação e uma quadra poliesportiva coberta. Atuando na assistência social e educação, realiza em média 220 atendimentos e conta com 12 funcionários. 
- Unidade Santa Teresinha- Localizada no bairro Restinga – Vila Castelo, na Rua Treze de Maio, nº 57, junto a Capela Santa Terezinha, uma das comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Misericórdia, a Unidade Santa Teresinha foi inaugurada em 2004, sendo totalmente reconstruído no ano de 2012, passando do atendimento de 40 para mais de 200 educandos. O espaço comporta salas para a acolhida das turmas e desenvolvimento de atividades, uma quadra poliesportiva, refeitório, cozinha e pracinha com equipamentos para recreação. 
- Centro de Educação Profissional São João Calábria- Localizado no Bairro Vila Nova, na Estrada Aracajú, nº 650, atua na Zona Sul de Porto Alegre desde 1962 como um espaço de acolhida e proteção com foco na formação integral de crianças, jovens e adolescentes, o Centro trabalha também pela profissionalização de jovens com vistas à inserção ao mundo do trabalho e à cidadania plena. Atualmente, desenvolve suas ações em duas áreas de atuação: cursos profissionalizantes e projetos sociais, ambas voltadas para os mais necessitados: crianças, jovens, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social. 
- Unidade São João Calábria- Localizado no bairro Restinga – 5º Distrito, acesso Dois, 50, o espaço atende mais de 40 jovens, distribuídos em dois turnos, desenvolvendo atividades culturais e recreativas diversas como artesanato, esportes, cidadania e jogos e brincadeiras lúdicas, além de propostas para o fortalecimento de laços familiares e comunitários. A iniciativa é uma parceria entre o CPIJ, comunidade local e Paróquia Nossa Senhora da Misericórdia. 
- Unidade Vila Gaúcha- Localizada no Bairro Santa Tereza, na Rua Dona Maria 50, acesso 4, a Unidade Vila Gaúcha está inserida em uma comunidade de extrema carência, onde não há saneamento básico e alguns serviços públicos básicos não atendem a comunidade devido à falta de acesso. Atende mais de 25 educandos nos turnos da manhã e tarde, desenvolvendo atividades socioeducacionais. O espaço conta com cozinha, refeitório, 02 banheiros, salas de atividades e informática. 
- Centro de Cuidados Nossa Senhora de Fátima- Localizada no Bairro Bom Jesus, Rua 13, nº 64, a unidade conta com uma estrutura que atende beneficiários de 6 a 15 anos em turnos inverso ao da escola, oferecendo atividades de informática, música e canto, capoeira, esporte, reforço escolar e acompanhamento com as famílias. 
- Centro de Referência de Assistência Social – Centro Sul- Localizado no Bairro Cavalhada, Rua Arroio Grande, nº 50, o CRAS Centro Sul é uma unidade pública estatal descentralizada que atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o CRAS possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas. 

Proteção
 Social 
 Especial 
Média Complexidade
Tem por objetivo contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, e a proteção de famílias e indivíduos para o enfrentamento das situações de risco pessoal e social, por violação de direitos.
Oferece atendimento socioassistencial às famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal ou social por ameaça ou violação de direitos, cujos vínculos familiares e comunitários não foram rompidos e que demandam intervenções especializadas, assim como: violência sexual, física, psicológica, situação de rua, trabalho infantil, além de outras.
O serviço articula-se com as atividades e atenções prestadas às famílias nos demais serviços socioassistenciais, nas diversas políticas públicas e com os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.
Projetos oferecidos neste programa:

Programa de Abordagem Social - Ação Rua
Criado em 2007 pela Prefeitura de Porto Alegre/RS o programa tem por objetivo a abordagem social de pessoas em situação de rua na capital. O Calábria é um dos núcleos que executa o programa na Região Sul/Centro Sul, objetivando identificar situações violadoras de direitos, como o trabalho infantil, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, entre outras e busca a inserção na rede de serviços socioassistenciais e nas demais políticas públicas de garantia dos direitos.

Proteção
 Social
 Especial  
Alta Complexidade
Tem por objetivo garantir proteção integral a pessoas ou famílias com vínculos familiares rompidos e direitos violados, necessitando de segurança de acolhida, afastamento temporário do grupo familiar ou afastamento da sua comunidade de origem.
Este programa atua a partir de diferentes tipos de modalidades com objetivo de garantir proteção integral a pessoas ou famílias com vínculos familiares rompidos e direitos violados. A organização do serviço garante privacidade, o respeito aos costumes, às tradições e à diversidade de: ciclos de vida, arranjos familiares, raça/etnia, religião, gênero e orientação sexual.
Acolhida, escuta, desenvolvimento familiar e social, apoio à família na sua função protetiva, acompanhamento e monitoramento dos indivíduos são alguns dos olhares essenciais as atividades incluídas nesta faixa de atendimento.
Projetos oferecidos neste programa:

Acolhimento Institucional - Casas-lares
Crianças e Adolescentes
Serviço de acolhimento institucional destinado a crianças e adolescentes sob medida de proteção, aplicada pelo Poder Judiciário, em situação de risco, com vínculos familiares rompidos, onde são acolhidas, cuidadas e acompanhadas por pais sociais e equipe técnica multidisciplinar até que seja viabilizado o retorno à família de origem ou o encaminhamento para família substituta.Idosos
Em gestão compartilhada com a FASC, constitui-se em uma residência destinada a idosos sós ou afastados do convívio familiar e em situação de rua, sem condições socioeconômicas para sua sobrevivência. É uma modalidade de acolhimento institucional que visa o cuidado e a garantia de direitos desse idoso, promovendo a participação, convivência comunitária, organização, autonomia, cidadania e a dignidade no envelhecimento do idoso acolhido.
Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte - PPCAAM
É o programa que protege crianças, adolescentes, jovens (até os 21 anos incompletos egressos do sistema socioeducativo) e seus familiares quando a rede de proteção e a família não dispõem de meios convencionais para afastar o risco. O PPCAAM/RS é executado pela Rede Calábria desde 2013 desenvolvido a partir da parceria com a Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS).


 
















 
