Hoje, 09, é um dia mais que especial na capital gaúcha. A data é marcada pelo retorno das aulas da educação infantil da rede conveniada com a Secretaria Municipal de Educação da cidade. Nas 12 escolas de educação infantil da Rede Calábria o sentimento era de expectativa e alegria pela retomada segura das atividades.
Mais de mil crianças, em turno integral, poderão desfrutar de um atendimento de qualidade, educativo e com profissionais competentes para o completo desenvolvimento infantil. A Rede Calábria acredita que a educação é um dos primeiros e mais importantes passos para a formação cidadã e garantia de direitos ao longo de toda a vida.
Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica e tem como objetivo a promoção e o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais complementando a ação da família e da sociedade. As escolas de Ed. Infantil da Rede Calábria organizam suas ações educativas e projetos embasados na Pedagogia Calabriana e na abordagem sociointeracionista, que preconiza a formação da criança como cidadão crítico e a participação ativa e autônoma dos sujeitos envolvidos por meio da cooperação e do respeito à diversidade, acolhendo e percebendo o outro e sua realidade.
A Renata, mão do aluno Jr., disse estar muito tranquila e animada para o início das aulas. É a primeira vez do seu filho de 1 ano na educação infantil. A proposta de acolhida dos alunos em turno integral, além dos benefícios pedagógicos e do desenvolvimento da criança já mencionados, também permite às famílias que possam ocupar parte do seu dia com trabalho e geração de renda, com a tranquilidade de que seus filhos estarão em um local seguro repleto de novos aprendizados.
Nos últimos dias 07 e 08 de fevereiro as escolas de educação infantil da Rede Calábria estão acolhendo as famílias e responsáveis pelos alunos em reuniões para informar sobre a organização do ano, metodologia de trabalho, adaptações e retomar os cuidados e protocolos para um retorno seguro.
Outro tema recorrente nas atividades da educação infantil da Rede Calábria são as formações continuadas, onde colaboradoras da escola trazem temas para debate e reflexão, relacionados à BNCC, pedagogia calabriana e novos métodos de ensino. A mãe do aluno Bryan, de 5 anos, afirma que seu filho frequenta a Escola Francisco Peres desde a inauguração do espaço e atesta o desenvolvimento do seu filho e melhora no seu aprendizado desde que começou a estudar na escola.
Desejamos que seja um ano repleto de aprendizados, alegria e realizações nesta fase tão importante das crianças. Que a Divina Providência siga abençoando e iluminando a caminhada dos nossos alunos e educadores.