A abertura deste mês da Rede Calábria trouxe um tema muito sensível para debate e reflexão: a fome. Milhares de brasileiros não tem o básico para comer ou vivem em situação de insegurança alimentar. Segundo a Agência Senado, em 2022, o Segundo Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19 no Brasil apontou que 33,1 milhões de pessoas não têm garantido o que comer — o que representa 14 milhões de novos brasileiros em situação de fome. Conforme o estudo, mais da metade (58,7%) da população brasileira convive com a insegurança alimentar em algum grau: leve, moderado ou grave.
Com essa temática e retomando o tema da campanha da fraternidade de 2023 “Fraternidade e Fome” a equipe de pastoral pensou propostas lúdicas para introduzir temas referentes à reflexão sobre solidariedade e amor ao próximo. O encontro foi realizado no Centro de Promoção da Infância e da Juventude e também no Centro de Educação Profissional São João Calábria. Em momentos de destaque, a equipe de pastoral trouxe um lindo e criativo teatro para falar sobre passagem do tempo e propósito. E a equipe da Abordagem Social Ação Rua – Rede Calábria fez uma apresentação sobre o seu projeto com foco em mostrar as dificuldades relacionadas à segurança alimentar dos seus atendidos.
Esta abertura do mês também teve como diferencial uma chamada prática para a ação: incentivou que os colaboradores, que se sentissem à vontade, pudessem contribuir com a doação de 1kg de alimento não perecível. Os materiais doados serão utilizados da melhor forma para reforçar a nutrição dos beneficiários das famílias atendidas.
Como de costume, não poderia falar a lembrança especial dos aniversariantes do mês e também dos novos colaboradores. Tradição na instituição, a abertura do mês é um encontro de integração, formação e promoção do carisma realizado mensalmente para todos os profissionais da Rede Calábria. Parabéns a todos pela linda organização e participação. Que a Divina Providência siga abençoando estes encontros tão especiais.