Este é o terceiro relato da série especial em colaboração com técnicos do Projeto Impulso Educativo para abordar pontos importantes desta ação educativa em benefício dos atendidos nos projetos sociais. O conteúdo foi dividido em quatro pontos e publicado ao longo de oito semanas para facilitar a compreensão do trabalho desenvolvido e dos impactos observados nas crianças.
O atendimento realizado nos Laboratórios de Aprendizagens Digitais e nas salas de aula com chromebooks ou tablets segue um passo a passo planejado com cuidado pela equipe técnica, tendo em consideração os relatos e contribuições da monitoria sobre as crianças e jovens, bem como as suas necessidades.
Ao receber as crianças de uma atividade anterior, são acolhidas e observadas, neste primeiro momento, enquanto indivíduos e enquanto turma. As atividades são iniciadas com alguma brincadeira, poema ou canção relacionados à temática daquele período, a fim de harmonizar a turma e marcar o começo das propostas.
Este recurso de introdução permite acalmar e favorecer a paciência dos educandos mais agitados ou o engajamento daqueles mais desanimados. Estando a turma coesa e envolvida em um novo momento do dia, é feita a vivência da história matéria, através de contação de histórias, discussões, diálogos e desafios propostos pela monitoria. Despertando o assunto a ser trabalhado nas trilhas digitais, que são feitas logo após a vivência, e rememora em suas tarefas o que os educandos receberam como história.
Os conteúdos das trilhas são condizentes com uma época (o período de um mês que define o tema central), navegando pelas competências da BNCC de forma orgânica.
Quando cada educando finaliza a trilha digital, pode se encaminhar para o encerramento da atividade ao fazer um registro em seu caderno de época, sendo uma frase breve ou desenho relacionado à trilha