O autorretrato é uma expressão estética e pode ser uma prática de autoconhecimento. É um modo de registro artístico especial, uma representação de si próprio através da fotografia, desenho, pintura ou outro suporte Ao observar as formas geométricas contidas em nosso rosto, a textura de nossos cabelos, detalhes e outras características, aprendemos a nos reconhecer, amar e diferenciar no mundo.
Os educandos da turma do Saberes da Esperança – Educação Integral criaram esboços de suas faces com lápis e papel. Em seguida, foram desafiados a compor seus próprios autorretratos botânicos. Para isso, foi preciso encontrar elementos da natureza no espaço da Rede Calábria que pudessem representar suas características.
Foram coletadas folhas verdes e secas de diferentes tons, tamanhos e formatos, flores, pedras e pequenos galhos. Alguns foram cortados, colados e readequados para o formato de uma boca ou olho, outros se encaixaram facilmente na forma desejada.
“Se a casca é a “pele” da árvore, suas flores tornaram-se adornos para o corpo-pele dos aprendizes, feito brincos, enfeites e pontos de cor”, comenta a educadora Mariana Brum, que propôs a atividade.
Como surpresa, educandas descobriram a beleza da proporção e dos diferentes formatos de cada rosto: “se tenho olhos grandes e bonitos, assim como a boca, faz sentido meu nariz não ser pequenininho e fino, ele ser grande não é feio. É bonito, proporcional e faz parte da composição de quem eu sou!”, percebeu uma delas olhando seu desenho.