Hoje, dia 26 de maio, recorda-se o dia do nascimento de Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, uma querida santa brasileira, Irmã Dulce (1914-1992). Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, nasceu em 26/05/1914 na cidade de Salvador, Bahia. Desde sua adolescência acolheu, na própria casa, enfermos e pobres, oferecendo conforto físico e espiritual.
Durante a vida religiosa, dedicou-se incansavelmente a aumentar o atendimento aos doentes, acolhendo os necessitados até mesmo no galinheiro do convento, que foi transformado em ambulatório, e posteriormente Hospital Santo Antônio, com capacidade atual de 5 mil atendimentos diários.
Motivados por essa grande mulher, na comunidade Vida Nova, atrás do Hospital da Restinga, os próprios moradores sugeriram o nome Núcleo Santa Dulce para o mais novo núcleo da Rede Calábria. Inspirados pelos exemplos de Santa Dulce, A Rede Calábria busca acolher e trazer saúde para toda a comunidade.
Conforme o conceito atualizado, a própria Organização Mundial de Saúde define a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade.” Por isso, o novo núcleo Santa Dulce procura ser um espaço de acolhida, fraternidade, apoio e fortalecimento de vínculos.
Quer saber mais sobre a Santa Dulce dos Pobres?
Assista ao Cordel da Santa Dulce em: https://www.youtube.com/watch?v=_qSutJNllpE&t=18s
Biografia completa em: https://www.cnbb.org.br/santa-dulce-dos-pobres/
Veja também: Rede Calábria inaugura novo núcleo de atendimento na Restinga https://calabria.com.br/rede-calabria-inaugura-novo-nucleo-de-atendimento-na-restinga/