Na manhã desta quinta-feira (13), o prefeito da capital gaúcha Sebastião Melo e a secretária de educação Janaina Audino assinaram termo de parceria para o início das atividades na escola Ir. Francisco Perez. A nova escola está situada adjacente ao Centro de Promoção da Infância e da Juventude, no bairro Restinga. Serão 106 vagas distribuídas entre jardim, maternal e berçário.
Segundo a coordenadora da educação infantil da Rede Calábria Karine Santos, a escola será capaz de atender a demanda reprimida da região. Já o vice-diretor da Rede Calábria Edson Zanella destacou que o início das atividades é a realização de um sonho e que é um momento muito aguardado pela comunidade. Veja o depoimento.
O prefeito da cidade afirmou que o dia é de grande alegria. “Firmamos mais uma parceria com essa rede maravilhosa – Rede Calábria -. A educação é sempre muito importante. O Brasil tem jeito, começando pela família e tendo uma boa educação”, defendeu Sebastião Mello. A escola Francisco Perez é a 11ª escola de educação infantil da Rede Calábria. Já são mais de 900 vagas para crianças de 0 anos a 5 anos e 11 meses, distribuídas em diversas regiões de Porto Alegre.
Veja também: Rede Calábria retoma aulas presenciais na educação infantil
Francisco Perez nasceu em Verona no dia 9 de julho de 1861; filho do conde Antonio Maria Nicolò Perez e da marquesa Anna Da Lisca, o sexto de dez filhos. A família Perez possuía uma profunda e sincera religiosidade. Nada de fanatismo, mas uma fé sincera, doutrina correta e alegria rumorosa.
Em setembro de 1908, encontramos Francisco junto com Pe. Desenzani, Gigio Adami e Padre Calábria que lê as primeiras Santas Normas para os integrantes da futura obra em favor das crianças abandonadas. Vendeu tudo, renunciou aos cargos públicos, cortou as pontes com o passado. Despediu-se dos familiares espantados e horrorizados e entrou na Obra, pobre, mas com o coração rico e estrondosamente alegre no dia 20 de agosto de 1909. Irmão Francisco Perez faleceu no dia 4 de dezembro de 1937.